CarPlay leva a experiência do iPhone para o carro

Sistema que integra smartphone e painel do veículo está entre as grandes novidades do Salão Internacional do Automóvel de Genebra.

A Apple anunciou nesta segunda-feira um sistema que integra o iPhone ao painel dos carros. A tecnologia, batizada CarPlay, promete levar para os veículos a experiência do smartphone da companhia, com ícones e navegação similares aos vistos nos dispositivos da empresa. O sistema não só replica a interface da Apple, como ainda oferece um sistema de comando de voz inspirado na Siri, a assistente pessoal do iPhone.

A segurança é uma das prioridades da integração, que foi programada para acessar o calendário e e-mail do usuário e, assim, antecipar reuniões e compromissos, além de sugerir rotas. A Siri pode ler mensagens de texto enviadas ao motorista sem a necessidade de qualquer interação física com o painel. O usuário pode, inclusive, responder o SMS apenas ditando uma mensagem.

A partir da integração também será possível reproduzir músicas através do iTunes. Por ora, apenas os aplicativos do Spotify, iHeartRadio, Stitcher e Beats Radio aparecem como opções de apps não nativos da Apple na tela do painel. As primeiras demonstrações do CarPlay serão realizadas no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que acontece entre 6 e 16 de março, na Suíça. Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo são algumas das fabricantes que irão exibir as primeiras versões do sistema ao público.

Não se trata, porém, de um sistema operacional desenvolvido pela Apple para automóveis. Para usar o CarPlay, o usuário será obrigado a conectar o seu iPhone ao painel do carro através do cabo Lightning. Os primeiros modelos de veículos com a integração serão lançados até o final deste ano.

Foto: Divulgação Apple

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.