Carnaval de boi bumba agitou a noite de segunda, no Sambódromo

Carnaboi agitou o samb´dromo nesta segunda

 

Carnaboi agitou o samb´dromo nesta segunda
Carnaboi agitou o sambódromo nesta segunda

Manaus, AM – As sapateado frenéticos dos sambistas, as rodas espetaculares nas baianas e o ritmo bem brasileiro do samba,  cederam  lugar na noite desta segunda-feira gorda de Carnaval, para o Carnaboi, uma festa tipicamente amazonense, tendo como base a brincadeira dos bumbas, com ênfase para Garantido e Caprichoso, (Parintins), Corre-Campo e  Brilhante(Manaus). O ritmo foi de toda e o sapateados foi substituído pelo tradicional dois pra lá, dois pra cá, os passos marca registrada do ritmo da toada.

Dessa fora, de volta ao Sambódromo em 2016, agora, com palco giratório, o Carnaboi manteve o ritmo dos foliões em alta na noite desta segunda de Carnaval em Manaus. A festa teve início no início da noite e segue durante toda a madrugada. Milhares de pessoas acompanham, no centro de convenções, a batida cadenciada do boi-bumbá. O público aprovou o retorno do evento para o local, que no ano passado foi realizado em diversas zonas da cidade.

Dez horas de Carnaval de boi

A folia do Rei Momo no Carnaboi conta com dez horas de apresentações e a presença de torcedores dos bois parintinenses Caprichoso e Garantido, além de representantes dos bumbás de Manaus – Brilhante, Corre-Campo e Garanhão. Os artistas Gaspar, Caetano Medeiros, Leonardo Castelo e Rafael Jr., todos do  Garantido, abriram as apresentações, definidas em sorteio realizado na Secretaria de Estado de Cultura (SEC), na presença de representantes das duas agremiações.

O forte da dança, é o dois pra lá, dois prac á
O forte da dança, é o dois pra lá, dois prac á

Artistas dos bumbás Caprichoso e Garantido se alternam no palco, tendo uma hora de apresentação para cada boi. A dinâmica dos shows, este ano, foi aperfeiçoada com a instalação de um palco giratório, permitindo que o espetáculo aconteça praticamente sem interrupção. Isso porque, quando um artista encerra sua participação, os demais cantores já estão a postos em outro palco, que gira para o público, dando continuidade à festa.

De volta ao Sambódromo

No ano passado, o Carnaboi havia sido realizado nas cinco zonas da capital. “A experiência de levar o Carnaboi para as comunidades foi um grande sucesso. Mas, o Sambódromo foi considerado o ponto de encontro de todas as ‘tribos’, por sua localização privilegiada e central, além de oportunizar uma operacionalidade e infraestrutura homogênea para todos os artistas”, declarou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Para aumentar a adesão da população à festa, este ano, tururis de todas as edições do Carnaboi puderam ser usados por quem decidiu colorir a festa. Além disso, cada boi pôde ser representado por suas torcidas com as cores de suas agremiações.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.