“Caprichoso” festeja “Amazônia” em 2015 e anuncia gravação de DVD

27-12caprichosoParintins, AM – Amazônia é o tema oficial do Boi Caprichoso para comemorar os 50 anos do Festival Folclórico de Parintins em 2015.

A apresentação para imprensa foi feita pelo coordenador do Conselho de Artes e vice-presidente do bumbá azul, Rossy Amoêdo, na manhã desta terça-feira, 23, em coletiva no Clube Caprichoso.

Antes da divulgação do tema, o presidente do Caprichoso, Joilto Azêdo, anunciou a gravação do DVD para o dia 28 de fevereiro e um plano de ações. “Vamos abranger a história do Caprichoso, fazer exposição fotográfica itinerante, criar um selo comemorativo de 50 anos no festival, promover dois grandes shows, ter programa televisão de abril a junho e entregar medalha do jubileu às personalidades”, declarou.

Quanto ao novo tema do Caprichoso, o presidente citou as palavras do escritor Márcio Souza “Sem Amazônia não há vida”. “Vamos explorar uma Amazônia completamente diferente daquilo já apresentado, desde os antepassados até o festival”, afirmou Joilto Azêdo. Na avaliação de Rossy Amoêdo, o festival comemora 50 anos de festival dentro da Amazônia e o Conselho de Artes vibra com o tema.

Festival da Amazônia

“Não vai ser uma Amazônia da preservação, da sustentabilidade. Vamos festejar os 50 anos de festival na Amazônia, com as múltiplas culturas, os povos que vieram de todo o Brasil para cá e ajudou a construir a nossa história que hoje é conhecida no mundo. Temos discutido ao longo desses últimos dias que faremos um novo formato de apresentação, de espetáculo”, explicou Rossy Amoêdo.

Mudanças O teatrólogo Chico Cardoso, membro do Conselho de Artes, destacou que o Caprichoso terá mudanças para inovar. “Vamos começar principalmente a partir dos itens que são a base principal do espetáculo. Então, iremos reforçá-los e tratá-los como atores que merecem destaque dentro da arena. Vamos trabalhar uma reciclagem com eles, capaz de fazer com que o outro boi coma poeira. Vamos priorizar primeiro esse aspecto”, enfatizou.

Estética

Outro ponto abordado por Chico Cardoso é o amadurecimento da parte estética do boi. “Acredito que só uma grande mudança estética vai fazer o festival mudar. Quanto a parte intelectual, já se encontra reforçada. Temos uma efervescência cultural e intelectual no Conselho de Artes muito grande. Vamos ser meros instrumentos técnicos para fazer com que essa verdade, esse sangue artístico venha à tona nos espetáculos de arena”, assegurou.

De acordo com pesquisador e teatrólogo Márcio Braz, membro do Conselho de Artes, o tema é uma forma de agradecer pelos 50 anos de festival. “O Caprichoso é pioneiro em temas sobre a Amazônia. Vamos abordar a contribuição de todos os povos. Márcio Souza fala uma coisa que para a gente é central ‘Sem Amazônia não há vida’. A vida é um capítulo dentro da Amazônia”, concluiu.

Amazonianarede – Ascom – Caprichoso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.