Campanha de Vacinação é aberta em Manaus com inauguração de nova UBS

Público maior
Público maior

A Prefeitura de Manaus abriu nesta terça-feira, 22, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Este ano, a meta é vacinar 391.345 pessoas na capital. A principal novidade é a ampliação da faixa etária para as crianças. Agora podem tomar a vacina contra gripe bebês a partir de seis de meses de vida até menores de cinco anos. A solenidade de abertura da campanha foi realizada na nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Major Sálvio Belota, no Santa Etelvina, zona Norte.

A campanha continua até o dia 9 de maio e, segundo o prefeito em exercício, Sildomar Abtibol, é preciso que a população entenda a importância da ação para evitar que doenças mais graves se manifestem.

“Ainda existem muitas pessoas que têm receio de tomar a vacina contra a gripe. A vacina é segura e muito importante para que as pessoas possam, efetivamente, se prevenir, sobretudo crianças e idosos”, destacou vereador Abtibol.

No período de pré-campanha, de 22 a 25 de abril, a vacina contra a gripe será disponibilizada em todas as unidades de saúde da rede municipal que trabalham com sala de vacina. O secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão, ressaltou que a população deve ficar atenta também para o dia o “Dia D” de vacinação, marcado para o próximo sábado, 26.

“No dia de mobilização nacional da campanha, dia 26 de abril, serão montados 944 postos em Manaus, distribuídos em pontos estratégicos para atender o maior número possível de pessoas. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá contar com o apoio de 4.104 profissionais de saúde”, explicou Homero de Miranda Leão.

A chefe da Divisão de Imunização, Isabel Hernandes, explica que deverão ser vacinadas um total de 60.675 crianças a partir de seis meses a menores de dois anos; 99.100 crianças de dois a quatro anos; 46.728 trabalhadores de saúde; 30.338 gestantes; 4.987 puérperas; 581 indígenas; 111.669 idosos e 37.268 indivíduos portadores de comobirdades.

“A meta do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 80% do público alvo, o que representa um total de 313.076 pessoas. Porém, a Semsa está disponibilizando cerca de 400 mil doses da vacina caso seja registrada uma demanda maior”, completou Hernandes.

No período de pós-campanha, de 28 de abril a 09 de maio, a população poderá ter acesso à vacina nas Unidades Básicas de Saúde. A Semsa também está disponibilizando o agendamento da vacinação para pessoas do grupo prioritário impossibilitadas de locomoção, o que pode ser feito pelo telefone 0800-280-8280.

Novo padrão

A solenidade de abertura da campanha contra a gripe foi realizada na nova UBS Major Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. A unidade é a primeira inaugurada dentro dos novos padrões da Rede Saúde Manauara, oferecendo maior conforto e serviços mais humanizados.

Com a reforma, foi feita a inclusão do novo Espaço Saúde, onde os profissionais poderão realizar o trabalho de Educação em Saúde junto à população. Toda a estrutura foi ampliada e a capacidade de atendimento aumentará em quase 50%.

“Nós conseguimos agregar todo o apoio diagnóstico, contamos com mamografia, ultrassonografia, raio X, eletrocardiograma e posto de coleta para a realização de exames laboratoriais. Com isso vamos sair de pouco mais de 30 mil para quase 60 mil pessoas atendidas por mês na nova estrutura da Sálvio Belota”, comentou o diretor da unidade, César Figueiredo.

A UBS Sálvio Belota foi uma das primeiras a funcionar em horário ampliado em Manaus, de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 13h, oferecendo serviços de consulta médica com clínico geral, pediatra e ginecologista. A UBS também conta com serviço de Farmácia Gratuita, salas de nebulização, curativo e imunização. Com a reforma e entrega do novo espaço, foi possível também ampliar de três para quatro o número de cadeiras odontológicas.

Mais UBSs

Para a moradora Sueli Oliveira de Souza, representante do segmento dos usuários do Conselho Local de Saúde da UBS Sálvio Belota, a reforma garantiu uma melhora significativa na estrutura física da unidade básica e, agora, a comunidade está ansiosa para a inauguração das outras UBSs que estão sendo construídas pela Prefeitura de Manaus no bairro Santa Etelvina.

“A estrutura melhorou bastante e com isso esperamos uma melhora no atendimento e na oferta de serviços. Porém, estamos ansiosos para a inauguração de outras unidades de saúde. A UBS Sálvio Belota atende nove comunidades somente do bairro de Santa Etelvina e outras 14 comunidades próximas, incluindo moradores dos ramais ao longo da BR – 174 (rodovia que liga Manaus a Itacoatiara) e da AM – 010 (Manaus – Itacoatiara), o que significa que a demanda por serviços é muito grande”, destacou Sueli Souza.

Reportagem: Alita Falcão (Semcom) e Eurivânia Galúcio (Semsa)
Foto: Tácio Melo (Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.