Camelôs deixam as calçadas da Epaminondas e Instalação no Centro de Manaus

11-09cameloA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Centro (Semc), realizou na noite desta quarta-feira, 10, a realocação de mais 125 camelôs que ocupavam as calçadas da avenida Epaminondas e da rua da Instalação, no centro de Manaus.

Esta é a terceira fase da retirada dos trabalhadores das ruas, iniciada em fevereiro passado, com a realocação de 699 camelôs da praça da Matriz, avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro e, em julho, com a realocação de mais 173 camelôs das ruas Henrique Martins, Saldanha Marinho, 24 de Maio, José Clemente, Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento e praça Dom Bosco.

Para Jonas Batista, vendedor de bebidas e bombons na área ao lado do Colégio Militar, toda mudança gera desconforto, mas ele está bastante otimista. “Eu tô muito tranquilo. A galeria definitiva é uma coisa para o nosso futuro. Vamos sair do tempo (sol, chuva) pra ser dono do nosso negócio. Vai ficar muito bom. A Galeria Espírito Santo ficou muito legal. A Galeria dos Remédios vai ser ainda melhor. Agora é só ter um pouco de paciência”, diz ele.

Jonas foi realocado provisoriamente no Camelódromo da Epaminondas, enquanto aguarda a conclusão das obras do prédio na rua Miranda Leão.

Mas, alguns camelôs preferiram esperar em casa. Todos os que aceitaram deixar as ruas vão receber a Bolsa Auxílio no valor de R$ 1 mil, do Fumipeq, bem como a Cesta Básica mensal, até que sejam instalados em um centro de compras definitivo.

O Camelódromo da avenida Epaminondas, com entrada também pela rua Lobo D’Almada, foi reaberto para receber aproximadamente 30 trabalhadores. Ele estava fechado desde a mudança dos camelôs para a Galeria Espírito Santo, no início de Agosto. De acordo com o Secretário Municipal do Centro, Glauco Francesco, essa foi a forma encontrada para atender alguns camelôs que não queriam perder a clientela daquela área.

“Uma das premissas desse projeto é procurar realocar os camelôs próximo ao local onde atuam ou atuavam. Logo, não medimos esforços para mantê-los ali, praticamente ao lado de onde ficavam”, explicou.

Durante toda esta quinta-feira as equipes da Prefeitura ainda trabalharão na organização dos boxes.

Aproximadamente 180 servidores municipais, da Semc, que coordena a operação, Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal de Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) estiveram envolvidos na operação, que também contou com o apoio da Polícia Militar.

Todos os camelôs removidos nesta fase vão passar por cursos de empreendedorismo através da Escola Municipal de Serviço Público e, em seguida, iniciarão o processo de formalização junto ao Sebrae, para se transformarem em microempreendedores e terem direito às linhas de financiamento disponibilizadas pela Prefeitura. Ao todo já são 997 camelôs que deixaram as calçadas, em atendimento ao projeto de requalificação do Centro Histórico de Manaus, lançado em 2013 pelo Prefeito Arthur Virgílio Neto.

DE CARA NOVA

Quem passa pela avenida Epaminondas e pela rua da Instalação já sente uma enorme diferença. Depois da retirada das bancas das calçadas, a Semulsp lavou toda área, retirando lixo, animais mortos e restos metálicos, já que algumas bancas precisaram ser arrebentadas com maçarico para serem soltas das grades do Colégio Militar. Ligações clandestinas de água e luz também foram cortadas.

REVITALIZAÇÃO

Como a área é de grande circulação de pessoas, a Prefeitura já prepara uma operação de revitalização daquele espaço para o próximo domingo. Nesta quinta-feira, técnicos da Semmas, Seminf e Semulsp estiveram no local avaliando as necessidades para que no fim de semana viabilizem a poda das árvores que escurecem as paradas de ônibus e a colocação de iluminação pública apropriada. Até lá, a Polícia Militar se comprometeu em intensificar a vigilância em toda a extensão das vias citadas.

Foto: Alexandre Fonseca e Marinho Ramos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.