Café Conilon pode alavancar produção em Apuí

Cafezal

Cafezal

Amazonianarede – Embrapa

Apuí,AM – A variedade clonal de café Conilon desenvolvida no Campo Experimental da Embrapa em Ouro Preto, Rondônia pode aumentar a produtividade tradicional de café que na Amazônia é em torno de 10 a 15 para 70 sacas por hectare. A técnica sugerida envolve adubação química, clonagem, poda de condução, controle de pragas, de doenças e de plantas daninhas.

De acordo com o pesquisador e chefe transferência de tecnologia da Embrapa/Rondônia Samuel José Magalhães de Oliveira o Município de Apuí é o maior produtor de café do Amazonas com cerca de 1000 hectares plantadas, entretanto adota um sistema de cultivo com baixa tecnologia que remunera pouco o produtor. “Então o desafio é que a gente invista em tecnologia para gerar emprego e renda aqui no município de Apuí e proporcionar o desenvolvimento da agricultura local.”

O município de Apuí, que nasceu em cima de um assentamento de reforma agrária do INCRA, alias, o maior da América Latina, que já tem uma boa produção de café, poderá com essa participação da Embrapa-Rondonia, ter a sua produtividade melhorada, com um café de alta qualidade.

O pesquisador da Embrapa lembrou que diferente do Estado de Rondônia o Município de Apuí possui um problema adicional porque os insumos chegam mais caros devido à distância e das condições da estrada. “Nessas condições o produto tem um preço reduzido por causa da distância ao mercado consumidor, então, o desafio é otimizar o uso dos insumos, aumentar a produção e aumentar também a renda do produtor.”

Marcelo Curitiba, engenheiro responsável peo Programa Café Ecológico em no município de Apúi, mas precisamente no assentamento de reforma agrária do INCRA, disse, no entanto, que a ideia é reduzir esses custos utilizando técnicas próprias da agro ecologia como adubação verde através de bio fertilizantes, controle biológico de pragas através de armadilhas e fungo bovéria (o fungo que infecta e mata os insetos que entram em contato com ele.)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.