Brincando na Rua chega ao Bairro da Paz, no sábado

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), realiza neste sábado (24) mais uma edição do projeto “Brincando na Rua”, desta vez na Escola Municipal João Alfredo, bairro da Paz, das 8h às 12h.

A meta do projeto é envolver as crianças das comunidades em brincadeiras antigas como pular corda, apostar corrida de saco, pular amarelinha e manja pega, levando atividades lúdicas, interativas e que estimulem o exercício físico.

“É importante que as crianças tenham esse contato com as brincadeiras, pois brincar é uma atividade essencial à saúde. Este ato proporciona o desenvolvimento cognitivo, físico, social, e bem-estar emocional das crianças, além de ser uma forma importante de comunicação”, afirma a gerente Pedagógica da Semjel, Keicyane Angelim, destacando ainda a importância desse tipo de atividade para resgatar as crianças de atividades solitárias que acabam contribuindo para a sua exclusão social.

O Brincando na Rua deste final de semana vai contemplar as seguintes modalidades: Pula Corda, Dominó, Tênis de Mesa, Corrida de Saco, Futebol de Travinha, Pula-Pula, Cabo de Guerra, Jogo de Dama, Corrida Estafeta, Perna de Pau, entre outros.

“Estamos esperando uma média de 300 crianças para o sábado, e todos os papais e mamães estão convidados a levar seus filhos a esta manhã diferente, que será recheada de novidades, diversão e alegria. Todas as atividades vão ser gratuitas”, disse Keicyane.

Para a Gerente de Atividades Especiais, a psicóloga Laila Bruna Aguiar, a brincadeira oferece oportunidades positivas às crianças que podem mostrar suas características, sentimento e desejos; desenvolver a imaginação e criatividade, aprender a controlar o ambiente e seu comportamento; fortalecer suas habilidades sociais, ou seja, “diferentes classes de desempenho”, como empatia, autocontrole, expressividade emocional, habilidades sociais e acadêmicas; e estimular a interação com o mundo.

Mais de 1.700 crianças já foram atendidas com o projeto Brincando na Rua, este ano, em 18 bairros de Manaus. Todas as atividades são monitoradas por uma equipe de professores e estagiários de Educação Física da Semjel.

As comunidades interessadas em receber o projeto devem encaminhar ofício à Semjel – Alameda Cosme Ferreira, 871, Coroado II. Ainda há para os meses de novembro e dezembro.

(Foto: Antonio Lima/Semjel)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.