Brasileiro ensina cultura amazonense a esposa americana e vídeos viralizam nas redes sociais

Brasileiro ensina cultura amazonense à esposa americana e vídeos viralizam nas redes sociais. — Foto: Arquivo Pessoal

Com títulos como “Comidas favoritas da minha esposa versão Amazonas” e o sucesso “Ensinando minha esposa a dançar boi-bumbá”, o casal acumula milhares de visualizações e comentários.

O casal formado pelo manauara Lucas Mendonça e a americana Eden, que vive no Arizona, nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar vídeos em que ele apresenta tradições e expressões amazonenses para a esposa. Entre os posts mais vistos, estão gravações em que Lucas ensina Eden a dançar toadas tradicionais dos bois-bumbás da região. Assista ao vídeo acima.

Os conteúdos variam entre humor e curiosidades sobre o cotidiano amazônico. Com títulos como “Aprendendo forró de galeroso com minha esposa americana”, “Comidas favoritas da minha esposa versão Amazonas” e o sucesso “Ensinando minha esposa a dançar boi-bumbá”, o casal acumula milhares de visualizações e comentários.

Lucas descobriu que o sucesso nas redes sociais podia vir de algo muito mais autêntico do que imaginava. Ele começou com vídeos fitness, e acreditou que esse seria o seu nicho. Mas foi ao incluir a esposa americana, Eden Mendonça, que tudo mudou.

“Depois que comecei a postar alguns vídeos com minha esposa e vídeos de casal, percebi que dava mais certo e as pessoas se identificavam mais”, contou Lucas, que atualmente vive com Eden no estado do Arizona, nos Estados Unidos.

O casal se conheceu em 2019, durante uma viagem para a Guatemala, começou a namorar em 2020 e se casou em janeiro de 2021. Lucas trabalha como estimador de projetos de construção e Eden é fotógrafa.

Durante uma viagem a Manaus, em agosto de 2025, eles decidiram compartilhar nas redes os momentos em que Eden conhecia comidas típicas, danças e expressões culturais do Amazonas. “As pessoas gostaram muito dos vídeos nos stories, principalmente quando mostrei ela conhecendo nossa cultura”, lembra o manauara.

Produções

Entre os conteúdos que mais fizeram sucesso estão os registros do ‘forró de galeroso’, experiências com a culinária local e, principalmente, o vídeo em que Lucas ensina Eden a dançar boi-bumbá, que viralizou rapidamente.

“Fizemos vídeos como o ‘forró de galeroso’ e as pessoas adoraram”, contou o criador de conteúdo.

Segundo Lucas, muitos dos roteiros são pensados em conjunto. “Nós planejamos juntos. Gostamos muito de conhecer uma cultura diferente do outro”, afirma.

O aprendizado, segundo ele, é uma troca constante. “Ela também me apresenta coisas da cultura americana. Todo dia a gente aprende algo novo”, diz.

Nem tudo, porém, é ensaiado; algumas situações viram tema de vídeo justamente por acontecerem de forma espontânea.

“A primeira vez que ela veio, se surpreendeu com a maneira como dirigimos. Achou tudo muito rápido. E uma vez, almoçando com minha família, minha mãe fez um ‘capitão’, que é arroz, feijão e farinha amassados na mão. Ela achou muito estranho e engraçado”, relembra.

Com o sucesso dos conteúdos sobre o Amazonas, Lucas já sabe qual será o próximo passo.

“Quero fazer alguns vídeos sobre as gírias amazonenses que usamos. Acho que vai ser bem divertido”, adiantou.

Orgulho de mostrar o Amazonas para o mundo

Mais do que entreter, Lucas diz sentir orgulho em poder representar sua terra natal para milhares de pessoas, dentro e fora do Brasil.

“Eu me sinto muito grato por poder mostrar um pouco da nossa cultura maravilhosa para o mundo, tanto internacionalmente quanto nacionalmente. Os norte-americanos adoram isso porque é bem diferente. Nossa cultura é única. Tenho muito orgulho da nossa cultura e quero mostrar ainda mais para minha família norte-americana. Quero que meus futuros filhos saibam de onde o pai deles veio e minhas origens”, contou.

amazonianarede
Por Sabrina Rocha, Patrick Marques, g1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.