Bombeiros iniciam treinamento para o Programa Brigadas em Ação

Manaus – O Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) iniciam nesta terça-feira, 11, as ações do Programa Brigadas em Ação, a fim de formar brigadas voluntárias no interior do Estado.

A proposta de trabalho consiste na formação de sete brigadas com 10 brigadistas cada e disponibilização de equipamentos de combate aos incêndios nos municípios Manicoré, Novo Aripuanã, Humaitá, Canutama, Tapauá e Careiro Castanho que tem ligação com a BR-319.

O Programa Brigadas em Ação contará com o apoio do Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas – NUSEC/UFAM e o Centro Estadual de Mudanças Climáticas – CECLIMA.

O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar dois instrutores para a formação dos brigadistas. O Capitão dos Bombeiros J. Wilson irá coordenar as instruções e explicou que o objetivo do Programa Brigadas em Ação é fazer a prevenção nas áreas de preservação ambiental que ficam próximas a BR-319. “Com a chegada do verão amazônico a tendência é o aumento de queimadas em áreas de vegetação seca, florestal e urbana. E o Governo preocupado com essa situação vai está trabalhando na prevenção juntos aos moradores dessas áreas, formando brigadistas”.

Os novos brigadistas vão passar por treinamentos de combate a incêndio florestal, com aulas teóricas e práticas.
O primeiro município a receber o Programa Brigadas em Ação será Manicoré (distante 390 Km de Manaus). As atividades começas nesta terça-feira, 11.

FOTO: Bombeiros/Divulgação 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.