‘Boicotado’ no Santos, amigo de Neymar realiza sonho na Ásia

Volante é tratado apenas como Helber no Timor Leste
Volante é tratado apenas como Helber no Timor Leste
Volante é tratado apenas como Helber no Timor Leste

No mesmo dia em que o Brasil estreou nas Eliminatórias da América do Sul, Timor Leste e Palestina empataram em 1 a 1 pelas Eliminatórias Asiáticas. Jogo às 4h da manhã, entre dois times desconhecidos, não chamou a atenção de nenhum brasileiro…certo?

Não, não é bem assim, e uma família em Varginha-MG ficou ligadíssima nessa partida.

Trata-se de Paulo Helber, volante brasileiro que se naturalizou timorense e já tem mais de 20 jogos pelo país localizado na parte oeste da ilha de Timor e tem fronteira terrestre apenas com a Indonésia. Revelado no Santos, Helber, como é conhecido, rodou por clubes brasileiros antes de chegar a Ásia e se realizar profissionalmente.

“Amo esse país. Aqui me abriram as portas e me deram a maior satisfação que é jogar por uma seleção, um sonho de criança. Aqui que me senti profissional. E agora jogar uma Eliminatória é mais um sonho”, disse o jogador ao ESPN.com.br.

Na base, ele era conhecido como Paulinho Varginha, e foi com este apelido que ele chegou ao Santos com 13 anos. Titular até o sub15, ele foi companheiro de nomes conhecidos do cenário nacional e europeu, como o zagueiro Gustavo Henrique, o meia Felipe Anderson e principalmente o atacante Neymar, sobre quem ele teceu muitos elogios.

“Neymar é fora do comum, dentro e fora de campo. É uma pessoa maravilhosa, super simples. Ele comenta em fotos minhas no Instagram, manda mensagens e por meio de amigos em comum sempre fala: ‘manda um abraço para o Paulinho Varginha’. Passaram oito anos e ele ainda lembra”, ressaltou o timorense naturalizado.

Titular dos 13 aos 15 anos no Santos, Paulo Helber acabou dispensado sem motivo algum. “Me dispensaram sem falar nada. Quem subiu (para a categoria sub17) foi o terceiro volante, que nem ia para os jogos. Meu pai foi atrás e falaram para ele que eu não tinha qualidade. Não posso falar nada (se houve favorecimento de empresário ou algo do tipo), não tenho provas. Só falo de futebol, sempre jogava, cheguei a ser capitão”, comentou.

Passado choque pela dispensa, Paulinho Varginha tentou entrar no Palmeiras e no Internacional, mas não foi aprovado. A nova chance ocorreu no Juventude, e partir daí ele rodou por Paraná, Mirassol, Barretos e Camboriú antes de chegar ao Timor Leste por indicação de um amigo.

Após o jogo diante da Palestina, o Timor Leste enfrenta a Malásia na segunda-feira, novamente às 4h, pela segunda rodada das Eliminatórias. A seleção timorense está na quarta posição do grupo A com dois pontos, atrás de Palestina, Emirados Árabes e Arábia Saudita. ESPN 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.