Barreinha (AM) realiza Expobae

(Por Bruna Pinheiro)

A oitava edição da Feira Agropecuária de Barreirinha – EXPOBAE, teve início no dia 25, e estende suas programações até o dia 1º de Dezembro.

Realizado pela Associação dos Pecuaristas do município, o evento ocorre nas dependências do Parque de Exposições com apoio do IDAM e da Secretaria de Produção do Estado.

O objetivo principal do evento é mostrar para o Estado que o município de Barreirinha, distante 331km de Manaus, possui um rebanho de cerca de 50 mil animais bovinos e bubalinos. Oportunidades como a feira servem para apresentar novas tecnologias que assegurem ao criador maior lucratividade com a atividade agrícola, disse o Gerente da Unloc, Tadeu Veloso. Estima-se que durante os dias de realização da Feira, mais de 6 mil participantes tenham acesso as dependências do Parque.

Com uma programação de palestras e cursos voltados para produtores rurais – Demonstração de Método (D.M) sobre ordenha higiênica ministrada pelo médico veterinário do IDAM, Olito Luiz Neto; uma palestra sobre produção de mudas frutíferas, ministrada pelo técnico do IDAM, Loureflan Rodrigues, e também uma palestra institucional, realizada pelo Gerente da Unidade Local, Tadeu Veloso – a feira também realiza exposição de animais (bovinos, bubalinos, suínos e aves), feira da agricultura familiar, corrida de cavalo, rodeio, prova do laço, além de atrações musicais do Estado.

A Unidade Local do Idam/Barreirinha está presente durante a Feira e expõe o resultado das principais ações de Assistência Técnica e Extensão Rural, realizados durante o ano, além de oportunizar o acesso ao crédito rural para visitantes e expositores. O estande da Agricultura Familiar tem expectativa de elaborar 25 propostas de crédito rural, beneficiando principalmente produtores de bovinos e bubalinos. No total estima-se que o montante de 520 mil reais será disponibilizado para os projetos, valores oriundos da Agência de Fomento do Amazonas – AFEAM.

Esta ação visa apoia o desenvolvimento local possibilitando o criador adquirir raças melhoradas no que concerne a produção de queijo e leite, além de serem viabilizadas a compra de máquinas e equipamentos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.