Bandeiraço pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes

22-05bandeiraçoManaus – Um bandeiraço foi realizado, nesta quinta-feira, 22, na avenida Constantino Nery, em frente à Arena da Amazônia. A programação fez parte da 1ª Semana de Enfrentamento à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).
A ação contou com aproximadamente 100 servidores da Semasdh e de outros órgãos da prefeitura e da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos (Sejus), além de membros de entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes e da própria população mobilizada. No local, a abordagem era feita junto a condutores de veículos e pedestres, com a entrega de material informativo de conscientização. O material entregue convocava todos a agirem em defesa das crianças e adolescentes, através de denúncias ao Disque 100 ou a um conselheiro tutelar.

A dona de casa Marlúcia Peres, 48, moradora da Cidade Nova, zona Norte, procurou a equipe da Semasdh pedindo informações e material de divulgação para compartilhar com os vizinhos. “Acho maravilhosa esta iniciativa da prefeitura de levar à rua esta campanha. Tenho dois filhos, de 13 e 14 anos, e um deles já sofreu uma tentativa de aliciamento por um pedófilo na porta de casa.

Um sujeito o chamou para fazer um serviço pelo qual ele pagaria R$20, desde que ele não avisasse a ninguém. Como eu oriento bem meus filhos, ele não conseguiu. Avisei para um policial militar e pouco depois o sujeito foi preso tentando aliciar outra pessoa. A prefeitura tem feito um grande trabalho indo às ruas, fazendo bandeiraço. Para convencer as pessoas, temos que divulgar e gritar mesmo. Se todos ficarem calados, nada vai ser feito. Vamos denunciar”, afirmou.

A secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, ressaltou o compromisso da prefeitura na proteção das crianças e adolescentes. “Procuramos dar outra dimensão, atendendo ao que o prefeito Arthur Virgílio Neto estabeleceu: de fazermos uma campanha muito maior que nos anos anteriores. Fomos à Câmara Municipal e apresentamos a campanha aos vereadores, fizemos a marcha, bandeiraços e faremos outras ações até sábado”.

Para esta sexta-feira, 23, está programada uma ação, junto à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), no Anfiteatro da Ponta Negra, com concentração a partir das 16h. Do complexo, onde será distribuído o material informativo, sairá uma carreata que passará pela ponte do Rio Negro com destino ao município de Iranduba. A ideia é expandir a campanha também para a Região Metropolitana de Manaus (RMM).

No sábado, 24, data de encerramento da campanha, no Mauazinho, zona Leste, será realizada uma grande Ação de Cidadania, que levará os serviços da Prefeitura de Manaus para os moradores do bairro e adjacências, além de conscientizar a população da área sobre o tema.

Foto: Marinho Ramos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.