Bancos de leite recebem doação de frascos para armazenamento do produto

Amazonianarede – Agecom

Manaus – A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) recebeu nesta quinta-feira, 29 de novembro, uma doação de 500 frascos de vidro que serão utilizados pelos Bancos de Leite Humano (BLH) do Amazonas. A entrega foi feita pela presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama Nejmi Aziz, que é madrinha dos Bancos de Leite Humano do Estado. Os frascos foram arrecadados pelos alunos do curso de enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Os frascos serão utilizados na coleta, pasteurização e armazenamento do leite materno pelos três BLH. Com a doação, os bancos poderão aumentar o número de doadoras de leite. As mães doadoras recebem um kit, com os frascos para que possam fazer a coleta do leite que será doado aos bancos.

A presidente do FPS reforçou a importância da sensibilização na sociedade acerca da campanha de doação de leite e potes de vidro. “Esse é um trabalho de humanização porque devemos informar e conscientizar as pessoas sobre a campanha, algo que cada um de nós podemos fazer para ajudar muitas vidas”.

O secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, destacou que ação colabora para ajudar as crianças que nascem com dificuldades de amamentação. “Essa atividade é importante porque vai ofertar a oportunidade para que tenhamos mais leite para atender mais crianças que nascem e ficam na maternidade por um bom tempo, sem ter como ser amamentadas por suas mães”, esclareceu o secretário.

Participãção acadêmica

A coordenadora do curso de enfermagem da Ulbra Lihsieh Marreiro, explica que os alunos participaram de algumas palestras com as coordenadoras dos Bancos de Leite, onde puderam conhecer o trabalho desenvolvido e a importância que ele tem para a vida dos bebês beneficiados com o leite.

“Nós decidimos então fazer uma campanha interna, arrecadar os frascos, e da nossa forma poder colaborar. A coordenação do curso de enfermagem da Ulbra se tornou um posto de arrecadação de frascos para armazenamento de leite humano”, explica.

Demandas

Aproximadamente 600 crianças são beneficiadas todos os meses com o leite doado voluntariamente. Para isso, cerca de 280 mães fazem doações semanais regulares. As unidades coletam em média 200 litros de leite por mês.

Entre 2010 e 2012, os três Bancos de Leite Humano (Amazonas, Fesinha Anzoateghi e Galiléia) contabilizaram mais de sete mil mães doadoras cadastradas e 3.195 frascos coletados. Mais de 20 mil bebês já foram beneficiados pelo leite dos BLH.

Doações

Qualquer mulher em fase de amamentação e com leite excedente pode ser doadora. Os Bancos fazem uma avaliação prévia da saúde da mãe e do bebê e, após a primeira coleta, as doadoras são orientadas para fazer a coleta diária em casa. A coleta é feita semanalmente pelos Bancos.

Os principais beneficiados com o leite são crianças doentes ou com baixo peso internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e que não podem ser alimentadas diretamente pelo seio materno.

Os telefones de contato para informações e agendamento para doações são: 3214-9089 (maternidade Ana Braga, zona leste), 3236-7899 (Instituto Dona Lindu, zona sul) e 3642-1028 (maternidade Azilda Marreiro, zona norte).

(FOTOS: ROBERTO CARLOS)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.