Bairros recebem obras de saneamento básico

Amazonianarede – Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminfh), trabalha há 45 dias em todas as zonas da cidade com diversas operações de infraestrutura, para dar melhores condições à população.

Uma das ações de destaque é o assentamento de tubos, ou seja, a implantação de rede de esgoto – prioridade da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, desde seu primeiro mandato como prefeito de Manaus, ainda na década de 80. Na época, Arthur determinou que todas as ruas tivessem sistema de drenagem, além de coordenar a colocação de 600 quilômetros de tubos em toda a capital amazonense.

Somente no bairro do Mauazinho, a Divisão Distrital do Morro de Liberdade já utilizou, até o momento, 90 metros de tubos. A localidade está recebendo trabalhos de infraestrutura e assentamento de tubos para rede de esgoto sanitário.

Na Rua Fábio Lucena, localizada ao lado de uma erosão, dezenas de famílias serão beneficiadas com a colocação de 30 metros de tubo de 0,60 milímetros. A equipe, composta por dez trabalhadores, também atua na confecção de meio-fio e caixa coletora de água pluvial. Uma retroescavadeira auxilia o grupo.

O responsável pela execução da obra, Anzeval Rodrigues, afirma que o trabalho trará inúmeros benefícios às famílias do local, que há tempos sofriam com alagamentos e erosões.

“Esta obra será entregue em até 30 dias, se o tempo for generoso conosco. As famílias sofrem com uma grave erosão no local. Com o tratamento adequado das águas, esse problema será bastante amenizado”, explicou.
A dona de casa Maria de Fátima Porfírio, 59, uma das mais antigas moradoras do bairro, comemorou o início das obras. “Essa obra vai melhorar muito a nossa vida, porque a água será desviada direto para a estrutura que estão construindo, e não para a erosão. Já conseguimos perceber a diferença desde os primeiros dias, porque a terra parou de cair”, afirma.

Para ela, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o vice-prefeito e titular da Seminfh, Hissa Abrahão, reacendem as esperanças da comunidade. “Estamos botando fé no homem. Tudo dará certo e eles farão um excelente trabalho”, ressalta.

Na Rua Presidente Kennedy, no Parque Mauá, a equipe composta por 12 trabalhadores executa obra de assentamento de tubos, também com o objetivo de frear erosões e evitar alagamentos. No local, serão colocados 90 metros de tubo de 0,60 milímetros.

A estudante Daniele de Souza, 18, aguarda ansiosamente pela conclusão das obras. “Aqui alaga tudo, fica horrível quando chove. Quando esta obra terminar, será uma grande alegria para todos nós, porque vai melhorar a nossa vida”, diz.

Mais obras

A prevenção contra alagamentos é uma das preocupações da Prefeitura Municipal de Manaus. No início deste mês, o Conjunto Ipase, localizado no bairro Compensa, Zona Oeste, recebeu serviços de drenagem profunda e recomposição de base, após 40 anos sem estas atividades.

Ao todo, 48 metros de drenagem, com tubulações de 0,40 milímetros farão a captação do volume de água que desce de outras ruas do bairro. Na execução do trabalho, estiveram envolvidos 25 homens, uma retroescavadeira, duas caçambas, um rolo compactador e cerca de 10 toneladas de asfalto.

O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Hissa Abrahão, afirma que as obras estão apenas iniciando. “Este é apenas o começo das nossas ações. Muitas outras virão por aí. Temos uma equipe aguerrida e com muita vontade de trabalhar”, salienta.

Texto : Maria Fernanda Souza
Fotos : Alexandre Fonseca

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.