Manaus, AM – Um avião na Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Manaus na noite desta terça-feira (29), na Base Aérea da capital, localizada na Zona Sul. A aeronave C-130 Hércules seguirá na quarta-feira (30) – ainda sem hora definida – para a cidade de Medellín, na Colômbia, onde prestará apoio às vítimas Do acidente aáreo que matou parte da delegação do Chapecoense.
A aeronave partiu na tarde desta terça-feira (29) do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e chegou em Manaus às 20h. O avião conta com cerca de 10 tripulantes, entre profissionais especializados em resgate, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR).
De acordo com o comandante do Comar 7, brigadeiro Waldeísio Ferreira Campos, a aterrissagem em Manaus ocorreu por motivos técnicos. “É uma parada técnica para dar apoio à tripulação e reabastecer a aeronave”, disse.
A aeronave aguarda o acionamento de autoridades da Colômbia e do Brasil para seguir até o local do acidente. “Agora vamos aguardar o acionamento para sair de Manaus e seguir para Medellín. As autoridades colombianas e brasileiras, que algumas já estão lá, vão dizer a hora que a aeronave deverá partir”, acrescentou o Campos.
Segundo o comandante, uma outra aeronave da FAB pousou no município de Tabatinga, a 1.108 quilômetros de Manaus, na noite desta terça-feira (29), também por motivos técnicos. O avião transportará uma equipe técnica, além de familiares das vítimas para auxiliar na identificação dos corpos.
Além dos dois aviões, Manaus ainda conta com uma aeronave reserva, que poderá ser acionada para desempenhar o mesmo tipo de missão, caso seja necessário.
De prontidão em Manaus
Uma equipe de profissionais especializados em resgate, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), e dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) estão de prontidão em Manaus após o acidente com a aeronave que conduzia a delegação da Chapecoense e jornalistas brasileiros no trecho para Medellín, na Colômbia, segundo o Ministério da Defesa.
Em nota enviada à imprensa, a FAB informou que as aeronaves e a equipe do PARA-SAR estão de prontidão para auxiliar no resgate e traslado dos brasileiros vítimas do acidente.
“Também foram disponibilizadas duas aeronaves para transportar familiares das vítimas e equipes de militares”, cita trecho da nota.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) se colocou à disposição para contribuir com as investigações sobre o acidente.
A aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira já foi empregada no ano de 2010 no transporte dos corpos de 17 militares brasileiros, mortos no terremoto no Haiti.
Acidente
O voo que transportava a equipe da Chapecoense partiu na noite de segunda-feira de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín. Segundo a imprensa local, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
Segundo autoridades colombianas, há 75 mortos e seis sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
Equipes de resgate trabalham nos destroços do avião que transportava a delegação da Chapecoense para a Colômbia e caiu perto de Medelín (Foto: Colombia National Police/via AP)
Amazonianarede