Avenida Mário Ypiranga já está com faixa azul

Av. Mario Ypiranga, já está com faixa azul
Av. Mario Ypiranga, já está com faixa azul
Av. Mario Ypiranga, já está com faixa azul

Manaus – A implantação da sinalização da faixa azul para transporte coletivo na Avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), zona Centro-Sul, a partir desta terça-feira, 03, marca o início de um trabalho educativo da Prefeitura de Manaus na via nos próximos 30 dias. Condutores devem ficar atentos às informações sobre o corredor que dá prioridade à circulação dos ônibus.

O corredor começa após o viaduto Miguel Arraes e se estende até a Rua Teresina, bairro Adrianópolis. É importante ressaltar que durante o período de implantação e adaptação ao novo sistema na via não haverá multa.

 Regras

Na avenida Mário Ypiranga, a faixa azul para ônibus poderá ser utilizada por outros veículos apenas no momento em que estes precisarem acessar garagens ou fazer conversões nas esquinas, à direita. Além disso, o veículo não poderá prosseguir pelo corredor por mais de um cruzamento. Esta manobra indica que o condutor transitou continuamente pela faixa azul e não entrou nela apenas para a conversão.

De acordo com o artigo 184, inciso primeiro do Código de Trânsito Brasileiro, “transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros (vizinhos) ou conversões à direita” é infração leve (três pontos na carteira de habilitação) e a multa é de R$ 53,20.

 Linhas de ônibus

O objetivo da Prefeitura de Manaus ao implantar mais esta faixa destinada ao transporte coletivo é reduzir o tempo de viagem das linhas de ônibus que circulam em outras zonas da cidade. A maioria das linhas que passam pela avenida Mário Ypiranga saem de bairros da zona Norte com destino a Cachoeirinha, zona Sul.

A quantidade de linhas que circulam pela avenida Mário Ypiranga é dividida em dois trechos. Entre o Viaduto Miguel Arraes e a rua Salvador, passam 24 linhas que atendem cerca de 93 mil usuários durante o dia. A partir da Salvador até a rua Teresina, mais 13 linhas, oriundas principalmente da zona Leste, passam a circular pela via, totalizando, nesse trecho, 37 delas. Em média, as 37 linhas atendem diariamente a 143 mil usuários.

Faixa Azul nos dois sentidos
Faixa Azul nos dois sentidos

A expectativa do superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, é de que a população assimile mais facilmente a implantação da faixa azul na av. Mário Ypiranga. “Acredito que será muito mais fácil o processo de implantação da faixa nesse corredor, porque os ônibus circularão no lado direito da pista e ficarão todos em apenas uma faixa. Além disso, a população já tem compreendido a importância de se priorizar o transporte coletivo na cidade”, afirmou.

Assim como já tem ocorrido na faixa azul da avenida Constantino Nery, o tempo de viagem das linhas que circulam pela Mario Ypiranga deverá reduzir. “A redução no tempo de viagem melhora o desempenho da operação das linhas. Queremos que em Manaus o sistema evolua e a prestação do serviço ganhe qualidade”, afirmou.

Amazonianarede

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.