Audiência Pública na ALEAM põe em pauta os preparativos para Copa de 2014

Manaus – O coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), afirmou nesta sexta-feira (14) que a Arena Amazônica será entregue em dezembro de 2013 e que vai ser submetida a constantes treinamentos e atividades esportivas até abril de 2014, quando será entregue para a FIFA.

A revelação foi feita durante Audiência Pública realizada na manhã desta sexta-feira (14, no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). A Audiência foi requerida pelo presidente da Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Casa, deputado Francisco Souza (PSC), para discutir os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, na qual Manaus será uma das subsedes.

Miguel Biango garantiu que as obras de construção da Arena da Amazônia estão sendo executadas dentro do cronograma. Ele citou ainda as obras de reforma do estádio da Colina, no bairro São Raimundo, e a de construção de um estádio no bairro Coroado, que segundo ele estão quase concluídas. “As equipes de futebol terão dois grandes estádios para a realização de seus treinos e partidas oficiais”, afirmou Biango.v Enquanto a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, garantiu que Manaus está sendo preparada para receber bem o turista. Segundo ela, alguns concursos estão sendo realizados na cidade para aprimorar todas as pessoas que querem receber qualificação. Ela disse que a Amazonastur está trabalhando no voluntariado da Copa, formado por pessoas bilíngües, que farão a recepção dos turistas nos hotéis credenciados pela Fifa. “Eles funcionarão como uma espécie de relações públicas nos hotéis”, explicou.

Oreny afirmou que o centro de convenções que está sendo construído ao lado da Arena Amazônia vai comportar 10 mil pessoas e garantiu que a obra será concluída em dezembro e o primeiro cliente será a própria FIFA. “Recebemos nessa semana a última parcela da verba para a construção do centro, que vai gerar emprego, renda e criar oportunidades para as pessoas”, explicou.

Na opinião do secretário da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, a Prefeitura de Manaus está trabalhando bastante em quatro pontos considerados de fundamental importância para o turista. “O aeroporto Eduardo Gomes está sendo ampliado, trabalhamos na revitalização da Ponta Negra e do centro da cidade e recebemos R$ 90 milhões para a revitalização do porto de Manaus. Esses são, na nossa avaliação, os principais pontos que o turista vai visitar aqui em Manaus”, declarou Bernardo, que explicou que a Manascult não vai trabalhar apenas nesses quatro pontos, mas vai atuar com vigor no transporte de passageiros, para que não haja problemas no trânsito no entorno da Arena Amazônica.

Na opinião do diretor de operações da Manaustrans, coronel Raimundo Encarnação, “Manaus já está acostumada a fazer suas festas nessa área, uma vez que tanto o centro de convenções conhecido como “sambódromo” e o ginásio de esportes “Amadeu Teixeira” recebem imenso público durante a realização de eventos”.

No entanto, o presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores, vereador Davi Reis, discorreu que é preciso que a os organizadores da Copa do Mundo, em Manaus, atentem para dois problemas: a Estação Rodoviária que já não serve bem à população e a sinalização vertical e horizantal da cidade “que está péssima”. Com relação a este último ítem, o coronel Encarnação informou que a Manaustrans já está providenciando a colocação de placas bilíngues aos moldes das preconizadas pela FIFA.

Para o deputado Francisco Souza, a realização da Audiência Pública serviu para mobilizar todos os interessados nas melhorias turísticas para realização da Copa com sucesso. “A importância desta audiência não foi apenas para gerar uma discussão sobre os seus preparativos, mas sim de informar como está o andamento das obras que estão sendo realizadas para Copa de 2014”, disse Souza.

Fonte: Diretoria de Comunicação 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.