Atleta recebe apoio da prefeitura para participar de festival nacional de Capoeira

21-08atletaManaus – O capoeirista José Antônio, 34, foi contemplado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), com passagens aéreas para participar do Festival Nacional da Arte Capoeira 2014, que teve início na terça-feira, 19, no Rio de Janeiro (RJ), e será encerrado neste domingo, 24.
O evento é promovido pela escola Abadá-Capoeira, que atualmente está presente em 67 países. Na programação: jogos, concurso de cantigas de roda de capoeira, além de seminários, tendo como tema ‘A capoeira e a globalização’. Dentro dos fóruns de discussão, será trabalhada a saúde do homem como forma de prevenção do câncer de próstata.

Natural do estado do Maranhão, José Antônio pratica capoeira há 16 anos e há 11 anos tornou-se professor da modalidade em Manaus. “Diferente das outras artes marciais, em que se luta contra o adversário, na capoeira lutamos com o outro. Eu não tenho que finalizar o competidor, mas, junto com ele, mostrar uma harmonia de jogo. Quem demonstrar mais habilidade e técnica será o vencedor”, revelou o capoeirista, que representará o Estado no festival.

Para o diretor executivo da Semjel, Rafael Oliveira, o apoio concedido ao atleta reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com o esporte. “Gostaria de dizer, em nome do secretário Elvys Damasceno, que essa ajuda não é um capricho de boa vontade, mas sim uma evidência do compromisso que temos com os esportistas de Manaus”, argumentou.

Histórico

Na capital amazonense, a escola Abadá-Capoeira desenvolve atividades desde 2006 e tem como foco disseminar e trabalhar a capoeira como arte marcial, dança e cultura, servindo como instrumento para a inclusão social, de acordo com José Antônio.

“Quando eu assumi a instituição em Manaus ela ainda estava engatinhando. De lá pra cá temos trabalhado em academias, escolas e clubes. Desenvolvemos trabalhos dentro da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, como o projeto “Reino do Amanhã”, além de trabalhos sociais no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque Dez de Novembro, Jorge Teixeira 4 e em algumas escolas públicas de Manaus”, concluiu o capoeirista.

Fonte: Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.