Atividades ao ar livre são ferramentas de difusão científica durante o Circuito da Ciência

Manaus – O evento ocorre no Bosque da Ciência do Inpa neste sábado (25). O Circuito da Ciência busca usar variados recursos lúdicos para despertar interesse de crianças e jovens pela produção científica.

O projeto socioeducativo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI), Circuito da Ciência, promove atividades de cunho ambiental para estudantes da educação do ensino fundamental de escolas de Manaus (AM). Neste sábado (25) será realizada a terceira edição de 2013 do Projeto.

Serão recebidos aproximadamente 300 estudantes das escolas municipais Terezinha Moura Brasil (Compensa), Marechal Cândido Rondon (Tarumã), Neuza Dos Santos (Ramal Do Pau Rosa); e das escolas estaduais Manoel Antonio de Souza (Colônia Antônio Aleixo) e Tereza Siqueira Tupinambá (Nova Cidade).

De acordo com o coordenador do Bosque, Jorge Lobato, o Circuito é um dos principais projetos que integra, na prática, a sociedade com o Inpa. “Esses jovens serão multiplicadores do conhecimento, o que compensa todo o nosso trabalho”, afirma.

O evento acontece das 8h às 12h no Bosque da Ciência, localizado na Rua Otávio Cabral, no bairro de Petrópolis, zona centro-sul da capital.

Atividades desenvolvidas

Após a concentração e alongamento no Auditório da Ciência, os participantes percorrerão um circuito de atividades composto por oficinas educativas, jogos e exposições em toda a área do Bosque, como o Lago Amazônico, as Trilhas Suspensas e a Ilha da Tanimbuca.

Dentre os temas abordados nos estandes, estão: Malária e Dengue; Leishmaniose; Invertebrados Terrestres Vivos e Fungos do Solo; Abelhas das Orquídeas; Insetos Aquáticos; Herbário e Carpoteca; Jogos Educativos e Exposição 18 Anos no Bosque da Ciência/LAPSEA; Recursos Hídricos; Saúde Bucal/UEA-UFAM; Clube de Ciências/UFAM; Sala de Ciências/SESC; Gestão de Resíduos/Moto Honda; Com Posição Certa/UNINILTONLINS; Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais/SEMMAS; Coleta Seletiva/SEMULSP; Com Postura/FAMETRO; Projeto Despertando a Consciência/UNINORTE; Evolução do Efeito Estufa/UNICEL; Pirogravuras em Papel Reciclado; Grupo de Escoteiro Amazonas; Projeto “Matemática Divertida: o lúdico como ferramenta de aprendizagem” – EMEF Deputado Ulisses Guimarães/PCE.

Durante o evento é realizada a distribuição de lanche para os jovens, além de apresentações culturais.
O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com o patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia, e conta com o apoio de: Governo do Estado do Amazonas (SEDUC), Prefeitura de Manaus (SEMED, SEMULSP, SEMMAS), LAPSEA, ASSINPA, SESC, UFAM, UEA, FAMETRO, UNINILTONLINS, UNICEL, UNINORTE, Magistral, Brothers.

Serviço

Horário de funcionamento do Bosque da Ciência: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e 14h às 17h; e sábados, domingos e feriados das 9h às 16h. Na segunda-feira o Bosque é fechado para manutenção.

A venda de ingresso pode ser feita pela manhã nos horários de 9h as 11h30 e tarde de 14h às 16h. O valor do ingresso é R$ 5. Crianças de até 12 anos e idosos a partir de 65 anos não pagam.

Visitas de grupos escolares tem entrada franca, porém é necessário realizar uma solicitação por meio dos telefones (92) 3643-3192/3312 /3293.

Por Clarissa Bacellar 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.