Até outubro sol vai brilhar mais forte em Manaus

Até o fim de outubro, o sol vai brilhar mais forte e quente em Manaus
Até o fim de outubro, o sol vai brilhar mais forte e quente em Manaus

Amazonas – A capital amazonense é conhecida internacionalmente como uma cidade quente, de forte calor, devido ficar situada próxima a linha do Equador, mas sempre no segundo semestre, a temperatura aumenta um pouco mais, para desconforto do manauara, no físc0 e no bolso, com utilização de aparelhos de ar condicionado para amenizar a temperatura.

Após a cidade registrar a temperatura mais alta do ano, 37º C com sensação térmica de 38,7º no dia 20 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o calor deve permanecer intenso até o fim do mês de outubro na capital. A previsão é de índices acima da média.

De acordo com levantamento realizado pelo instituto, o mês de agosto é o menos chuvoso do ano.

“O normal mensal de chuva é de 32mm a 58mm. Até esta terça-feira [25], o acumulado de agosto está em 4,1mm, sendo caracterizado como um mês extremamente seco”, explicou o meteorologista Gustavo Ribeiro.

O especialista informou ainda que, mesmo com poucas precipitações, chuvas pontuais podem ser registradas em alguns dias. “Devido às altas temperaturas dos últimos dias, existe a possibilidade de chuvas em forma de pancadas nesta quarta-feira [26]”, afirmou.

Quente demais

“Está quente demais”, reclamam os manauenses em diversos pontos da cidade. Ontem foi o dia mais quente do ano em Manaus, até, o momento, conforme previsão feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Amazonas. Com 35,5 graus e umidade relativa do ar de 40%, o índice de calor registrado nos termômetros da cidade chegou a 39 graus, às 14h.

Com poucas chuvas nos últimos dias e a umidade mais baixa do que de costume, os manauenses sofreram com a alta temperatura e lançaram mão de diversas estratégias para aliviar o calor. A saída mais procurada foram os balneários e complexos turísticos da cidade.

A Ponta Negra é um bom local para se refrescar u, pouco
A Ponta Negra é um bom local para se refrescar u, pouco

Às 10h de ontem, a praia do Complexo Turístico da Ponta Negra estava repleta de banhistas. “A opção é a água, para beber e tomar banho. Saímos de casa cedo pra aproveitar o banho de rio. Não dá pra ficar nem dentro de casa porque é muito abafado”, conta a autônoma Josiane Conceição que saiu da Cidade Nova na Zona Norte para aproveitar o dia na praia, na Zona Oeste.

El Niño

Anteriormente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Amazonas já havia adiantado que, as temperaturas ficariam mais elevadas do que o normal, neste período do ano.

No mês passado quando as temperaturas começaram a subir, o instituto explicou que o fenômeno El Niño é um agravante porque modifica a circulação dos ventos. Dessa forma, ele potencializa o período seco em grande parte da Amazônia.

 

Amazonianarede-Inmet

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.