Assistência técnica beneficia indígenas do AM com produção de hortaliças

(Por Maysa Naice)

Em Maraã, distante 634 km de Manaus, 10 famílias da etnia Kanamari foram beneficiadas com uma horta comunitária para plantio de pimentão, couve, repolho, coentro e cebolinha.

A ação ocorreu neste mês de setembro e contou com o apoio da Unidade Local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM em parceria com a Secretaria Municipal de Produção,
Para o gerente da Unloc Carlos Alberto Cruz Farias, a implantação dos 40 canteiros da horta comunitária envolveu homens e mulheres da aldeia. “Durante todo o processo de escolha e preparo da área, do plantio das sementes e da limpeza da horta, a satisfação era geral, tanto que as outras 28 famílias, que moram do outro lado do lago, já demonstraram interesse pela atividade”.

A colheita está prevista para o mês de janeiro, informa o gerente da Unloc do IDAM. “Paralela a esta ação, as famílias já iniciaram a abertura de outra área de 02 hectares, nas proximidades da aldeia, para o plantio de olerícolas (jerimum, melancia e folhosas, mamão, maracujá, macaxeira e banana. Inicialmente a produção será utilizada na alimentação das famílias envolvidas e o excedente será comercializado na feira do produtor, na sede do município”, finalizou o gerente.

Segundo Euzébio da Silva, o novo líder da tribo, agora tudo vai melhorar. “Antes vivíamos da pesca, mandioca e banana.

Com a assistência técnica do IDAM vamos utilizar áreas de capoeiras nas proximidades da comunidade para diversificação da produção. Tudo isso só vai trazer melhoria na renda e alimentação das famílias envolvidas no trabalho”, informou o líder.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.