Assembleia destaca iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e de defesa do meio ambiente

02-06aleManaus – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta segunda-feira (2), no plenário Ruy Araújo, Sessão Especial em homenagem a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada nesta primeira semana do mês de junho. A reunião, presidida pela deputada estadual Conceição Sampaio (PP) e proposta pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Regional da Casa, deputado estadual Luiz Castro (PPS), contou com a participação de autoridades e representantes da sociedade civil organizada com atividades ligadas ao tema.

Na ocasião, o Legislativo estadual também homenageou estudiosos, instituições de ensino e pesquisa e empreendedores que se destacaram com iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e defesa do meio ambiente. São eles: Centro Universitário Luterano de Manaus; empresa Amazônia Socioambiental; empresa Arte do Mato; Faculdade Salesiana Dom Bosco; Movimento Nacional dos Catadores no Estado; Projeto Circuito de Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Projeto Dinâmica de Carbono da Floresta Amazônica, também do Inpa; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo Projeto de Educação Ambiental na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé; Superintendente do Departamento Nacional de Proteção Mineral, Fernando Lopes Burgos; Doutor Carlos Bueno, pesquisador do Inpa.

“A gente também quer destacar quem está fazendo a sua parte, exaltar os exemplos positivos, porque isso faz parte do processo de educação ambiental e do processo de construção de uma consciência coletiva, política, de que o meio ambiente não é mais uma questão romântica, a causa de um grupo de idealistas, mas uma causa social, econômica, que demonstra que todos precisam se preocupar com o planeta, que nós temos fenômenos que a cada ano estão trazendo mais sofrimento provocado pelo aquecimento global”, declarou Luiz Castro.

Na mesma linha de pensamento, a deputada estadual Conceição Sampaio, ressaltou a importância de se ter uma semana especial para se pensar o meio ambiente. “O que a Assembleia está fazendo, por meio da comissão de meio ambiente, é justamente reconhecer mais uma vez as entidades, pessoas que se comprometem com as novas gerações, porque preservar o nosso meio é justamente garantir que os nossos filhos, netos, possam compartilhar no futuro um local adequado para continuar vivendo. Então a gente chama atenção para isso no mês de junho, para que a gente veja se estamos desperdiçando, se estamos fazendo o nosso dever do dia a dia”, disse.

Uma das homenageadas, a secretária da Semmas, Kátia Helena Serafina, lembrou que a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para que a sociedade possa rever seu modo de vida em prol de uma melhor qualidade de vida para as próximas gerações e citou, como exemplo, o impacto causado ao meio ambiente em função do modelo de transporte adotado em Manaus.

“Será que a nossa cidade suporta esse tipo de padrão, recebendo 80 mil carros por ano? Não é só uma questão de escoamento, de criar vias de acesso, mas uma questão de mudança de comportamento. A gente tem um grande problema de poluição sonora, que também está relacionada a comportamento, então essa é uma semana para nós discutirmos padrões de sociedade, pensar o modo de vida que temos hoje e o que a gente espera ter nas gerações futuras”, observou.

Fonte: Aleam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.