Manaus,AM – Os moradores do conjunto residencial Campos Elíseos, vivem momento de intranquilidade e mede devido a constantes assaltos registrado no bairro =, que se recente de um melhor sistema de policiamento.. Os moradores afirmam que diariamente convivem com o medo, principalmente entre as quadras entre as quadras 40 e 52. Relatam, ocorrem assaltos nas ruas e invasão a residências de dia e à noite. Reclamam da falta, não existe policiamento e grupos de bandidos já se acostumaram a agir livremente no lugar.
A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) reconhece o aumento de ocorrências na área e diz que está ampliando a atuação da PM.
Uma dona de casa, que não quis se identificar, disse ao G1 que teve a bolsa e o telefone roubados. “Eu moro na quadra 50 e na segunda-feira (04), por volta de 17 horas, estava indo para o ponto de ônibus, quando um carro Corsa Sedan preto parou ao meu lado, e um homem desceu gritando com arma na mão e disse para eu entregar tudo. Perdi um celular, que ainda estou pagando, e R$ 100”, declarou.
Assalto a comercio
Na mesma região, na Rua Riad, um comerciante relatou que sofreu assalto há poucos meses. “Dois assaltantes entraram no meu comércio e nos renderam. Acabaram levando renda do caixa, computador e celular. No mesmo instante, eles aproveitaram que um morador estava saindo de casa com o carro e acabaram assaltando também”, relatou.
Uma estudante, que mora na Rua Ancara, disse que há bandidos rondando a área em diferentes horários. Há duas semanas ela foi roubada ao descer de um carro na porta de casa.
“Os vizinhos disseram que desde 13 horas da quarta-feira (30), um gol preto estava rodando pela região. Foi justamente com um carro desse que dois bandidos me renderam e me roubaram em frente da minha casa. Levaram minha bolsa com tudo dentro, inclusive meu telefone celular”, disse.
Na Rua Trípoli, um professor de 54 anos e a família dele acreditam que o conjunto não está inserido na área de atuação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Há tempos eles dizem que não veem a polícia atuando no lugar.
“É um absurdo o que vem acontecendo. Dia desses a nossa vizinha foi surpreendida com um homem pulando o muro da casa por volta de 21 horas. A sorte é que as portas estavam fechadas e ela gritou.
O ladrão desistiu do roubo e fugiu. Falam em Ronda no Bairro, isso e aquilo, e o que acontece na prática são esses roubos. Tá demais. Os bandidos agem livremente e não tem ronda alguma, nem de manhã, à tarde e noite. Só enganação. Estamos cansados, pois trabalhamos, ganhamos nosso dinheiro e somos roubados porque a polícia não age”, desabafou.
Rede de Vizinhos,
O comandante de Policiamento Metropolitano (CPM) da PM, coronel Franclides Ribeiro, informou que o CPA Centro-Oeste já reforçou o policiamento na área do Campos Elíseos, mas reconheceu que a área do conjunto registra picos de assaltos e roubos nos últimos meses.
“A área residencial fica na divisa entre bairros como Redenção e Alvorada, e o Campos Elíseos, infelizmente, passou a ser uma área de passagem, isso aumentou a incidência de roubos em razão dessa situação e aumento no fluxo de veículos”, disse.
Ribeiro afirmou que, a exemplo do que foi implantado no Conjunto Jardim Versalles, o CPM irá implantar a “Rede de Vizinhos Protegidos”, que promove reuniões com comunitários para discutir medidas para o combate à criminalidade.
Amazonianarede-Rede Amazonica