Artigo de médico residente da FCecon publicado em revista científica revela perfil de homens com câncer de mama no Amazonas

Artigo de médico residente da FCecon publicado em revista científica revela perfil de homens com câncer de mama no Amazonas

Manaus, AM – O médico residente Antônio Cosme de Carvalho Neto, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), teve o artigo científico ‘Perfil epidemiológico e clínico de homens com câncer de mama no Amazonas’ publicado na edição do mês de fevereiro da revista internacional ‘Mastology’.

A revista é uma publicação trimestral da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), com versão em inglês, que há 26 anos dedica espaço a artigos relacionados a doenças da mama.

Aspectos clínicos

O artigo trata sobre os aspectos clínicos do câncer de mama em homens, características biológicas e histológicas – estudo dos tecidos celulares –, tratamentos clínico e cirúrgico realizados pela FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

O texto foi escrito sob a orientação da  chefe do serviço de Mastologia da FCecon, Hilka Pereira Espírito Santo, e apresentado ao final do Programa de Residência Médica da unidade hospitalar, que é referência na região norte no tratamento de neoplasias.

Antônio Carvalho disse que a pesquisa para elaboração do artigo envolveu a análise de prontuários de 17 pacientes que passaram pela FCecon, entre 2001 e 2013.

Ele acredita que o resultado do trabalho ajudará estudantes, médicos e pesquisadores no que concerne a conduta e ao tratamento de câncer de mama em homens. “Fiquei contente com a notícia do aceite e publicação. Trata-se de um artigo inédito no Amazonas”, afirmou.

Hilka Espírito Santo salientou que o estímulo à produção científica durante a residência médica fortalece os serviços hospitalares e o crescimento institucional, além de contribuir com a formação do médico. “É um momento oportuno para incentivar o médico a realizar pesquisa científica, em suas respectivas especialidades.

O aceite demonstra que a FCecon está produzindo conhecimento sobre tratamento de câncer, que tem impacto na sociedade brasileira e mundial, e evidencia que o profissional local tem capacidade para publicar em revista científicas renomadas”, destacou.

A pesquisa

Conforme Antônio Carvalho, observou-se durante a pesquisa pacientes do sexo masculino com câncer de mama a partir dos 55 anos – cerca de 83,54%, enquanto na literatura especializada a idade média é de 60 a 70 anos.

“Sobre o tipo histológico dos tumores analisados, identificamos predominantemente a presença do carcinoma ductal infiltrante – 76,46%.

Observamos que os tumores em estágios IIIA e IIIB – evolução do tumor – era a grande maioria dos casos, ou seja, cerca de 58,82% do total. Podemos analisar de forma hipotética que a procura  tardia do paciente pelo atendimento médico tem contribuído para que identifiquemos tumores nesses estágios”, pontuou.

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de mama masculino ocorre mais tarde se comparado ao feminino, de acordo com o médico especialista. “Enquanto nos homens a idade média é de 60 anos, nas mulheres é 10 anos antes.

Esse atraso no diagnóstico leva a detecção de casos avançados da doença por desconhecimento do problema pelo paciente e, muitas vezes, pelo médico. Por isso, a sobrevida em pacientes do sexo masculino em comparação ao feminino é considerada baixa”, pontuou.

Segundo o médico, a pesquisa também indicou que os números de câncer de mama em homens no Amazonas são semelhantes aos nacionais. Ele explicou que por ser uma doença rara, apresenta baixa frequência e representa cerca de 0,2% de todos os cânceres, sendo responsável por 0,1 das mortes por câncer no sexo masculino.

É o mesmo preconizado para o câncer de mama em mulheres – cirurgia, radioterapia e quimioterapia, além de hormonioterapia.

Amazoninarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.