Manaus – O guindaste que será usado na montagem da cobertura e fachada da Arena da Amazônia chega esta semana a Manaus. O equipamento, que tem capacidade para 750 toneladas, veio de Porto Alegre/RS desmontado em 15 carretas. A previsão é que até o fim desta semana o guindaste comece a ser montado no canteiro de obras, em Manaus.
Atualmente, 50,6% das obras estão concluídas e de acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) do Governo do Amazonas, Miguel Capobiango Neto, a montagem da cobertura é uma fase complexa da construção. “Ao todo, serão dois guindastes usados para instalação da cobertura e fachada do estádio. Esta etapa exige uma competência técnica muito específica para ser executada”, afirmou Capobiango.
A montagem do guindaste na Arena deve começar a partir da próxima sexta-feira, dia 11. A responsável pela instalação do equipamento é a metalúrgica portuguesa Martifer, mesma empresa que montou a cobertura dos estádios do Grêmio (RS) e Castelão (CE), este último vai receber os jogos da Copa das Confederações da FIFA™ e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, em Fortaleza. A Martifer é também responsável pela fabricação da estrutura metálica da cobertura, que será feita em Portugal.
Transporte
Para chegar a Manaus, os veículos saíram de Porto Alegre no dia 15 de dezembro. As primeiras cargas chegaram a Porto Velho (RO) no dia 23 do mesmo mês e então foram transportadas via fluvial para a capital amazonense. O segundo guindaste e as primeiras peças para montagem da cobertura sairão de Portugal ainda este mês e devem começar a chegar em Manaus no fim de março.
A montagem da estrutura começa a partir de maio e tem previsão para ser concluída no final de outubro. “A Martifer é uma empresa que tem experiência neste tipo de trabalho e realizou diversos projetos pelo mundo, inclusive na Copa de 2010, na África”, resaltou o coordenador.
Obra
Atualmente a construção da Arena avança na montagem dos degraus da arquibancada superior no setor Leste, construção dos banheiros, camarotes e pódio.