Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio é eleito novo papa

Amazonianarede – JB

Vaticano – Após dois dias de votação e três fumaças pretas expelidas na chaminé da Capela Sistina, os cardeais elegeram, às 15h05 (de Brasília) desta quarta-feira (13), no Vaticano, o arcebispo de Buenos Aires argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, o novo papa. Formado em Farmácia, o novo Santo Padre tem vida marcada por simplicidade e fazia uso, inclusive, de transporte público.

Primeiro papa latino-americano, ele escolheu o nome de Francisco I para ser chamado de hoje em diante. Bergoglio é também o primeiro papa jesuíta.

Os 115 cardeais eleitores voltaram a se reunir na tarde desta quarta-feira na Capela Sistina para decidir sobre a escolha. As duas votações realizadas durante a manhã foram inconclusivas, mas na primeira da parte da tarde do dia 13/3/2013, a fumaça branca apareceu.

No Conclave que elegeu Joseph Ratzinger, há oito anos, o consenso foi obtido na primeira votação da tarde do segundo dia. A fumaça branca indicando sua escolha apareceu pouco depois das 17h (13h de Brasília) do dia 19 de abril de 2005.

A escolha

“Habemus Papam”. Os fieis que aguardavam ansiosos o resultado da reunião do início da tarde durante o Conclave que começou nesta quarta (14) foram surpreendidos com uma fumaça branca no alto da Capela Sistina. A fumaça foi avistada às 19h05, horário do Vaticano, e 15h05 (horário de Brasília).

Os 115 cardeais eleitores voltaram a se reunir na tarde desta quarta-feira na Capela Sistina do Vaticano para decidir sobre a escolha do novo papa. As duas votações realizadas durante a manhã foram inconclusivas. O debate foi retomado às 16h50 (12h50 pelo horário de Brasília).

No Conclave que elegeu Joseph Ratzinger, há oito anos, o consenso foi obtido na primeira votação da tarde do segundo dia. A fumaça branca indicando sua escolha apareceu pouco depois das 17h (13h) do dia 19 de abril de 2005.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse nesta quarta-feira que os cardeais estavam “com boa disposição” e que “o clima era muito sério e religioso”. “O ambiente da Sistina, com sua solenidade, contribui para isso. Os cardeais estavam extremamente conscientes da importância e do dever a que são chamados, pois vivemos um momento muito importante”, afirmou. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.