Após ligeira parada, Rio Negro volta a subir e atinge 29,64 cm

O Rio Negro voltou a encher própximo a Manaus
O Rio Negro voltou a encher própximo a Manaus
O Rio Negro voltou a encher própximo a Manaus

Manaus – Após ficar quatro dias estável e ter baixado um centímetro, o nível do Rio Negro subiu quatro centímetros entre o sábado (20) e esta segunda-feira (22). A cota registrada na régua do Porto de Manaus, localizada no Centro da cidade, é de 29,64m.

A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é que o nível chegue a 29,89 metros. O nível previsto está abaixo apenas da marca registrada em 2012 (29,97), quando a capital registrou a maior de sua história.

De acordo com a medição, o nível registrado nesta segunda é apenas três centímetros menor do que a cheia de 1976, quando a cota chegou a 29,61m. Na mesma data do ano passado, o nível apresentou a mesma marca: 29,64.

O CPRM informou que o fim da cheia costuma ocorrer em meados de junho, e que o começo da vazante só poderá ser confirmado nos próximos dias.

Valderino Pereira, engenheiro Civil e responsável pela medição do Rio Negro no Porto de Manaus, disse que a oscilação do nível está dentro do previsto. “O rio ainda está no seu período de enchente. Há variações, então, está dentro do período. Não há nada anormal até o momento”, disse.

A cheia do Rio Negro fez a Prefeitura de Manaus decretar situação de emergência. Várias áreas da capital sofreram inundações. Em razão dos alagamentos, duas ruas localizadas no Centro Histórico de Manaus foram interditadas para a passagem de veículos. Não há previsão para a liberação do tráfego no local. A Defesa Civil municipal informou que um plano de ação foi realizado em 11 bairros afetados pela enchente.

Cheia no estado

De acordo com balanço do órgão, 46 municípios do Amazonas estão em situação de emergência e quatro em situação de alerta. Boca do Acre e Anamã decretaram estado de calamidade pública. (veja abaixo mapa das cidades afetadas)

Nesta sexta-feira, a Defesa Civil deve enviar um total de 35 toneladas de alimentos não perecíveis, além de medicamentos e hipoclorito de sódio aos municípios de Manaquiri e Careiro Castanho.

Amazonianarede-RedeAmazônica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.