Aniversário de Manaus tem programação voltada ao meio ambiente

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), elaborou uma programação especial de atividades ambientais para marcar a passagem do aniversário de 344 anos da cidade.

Serão realizadas palestras, exposições, ação ecocidadã, concursos de desenho e poesias, apresentações artístico-culturais, pedalada e plantio de mudas, como forma de contemplar todos os projetos desenvolvidos ao longo do ano pela Semmas e parceiros ao longo da semana do aniversário de Manaus.

As atividades serão desenvolvidas em áreas protegidas e parques urbanos, gerenciados pela Semmas, para dar maior visibilidade a esses espaços e culminam com uma homenagem especial ao Mercado Adolpho Lisboa, que receberá os ciclistas participantes da Pedalada Ambiental, no dia 24 de outubro. A pedalada sairá às 7h30 do Parque Ponte dos Bilhares. O trajeto seguirá até o Mercadão, que já estará em funcionamento após ser reinaugurado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. Em seguida, os ciclistas retornarão ao parque, onde farão o plantio de 200 mudas de espécies arbóreas, reforçando a arborização dos Bilhares.

A programação de comemoração do aniversário da cidade contempla todos os projetos desenvolvidos pela Semmas, entre eles o Salve o Mindu, reunindo escolas da rede municipal situadas no entorno do Parque Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, O Parque Vai à Escola e o trabalho da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-Manaus), que reúne representantes de 10 secretarias municipais, responsáveis pelo desenvolvimento de ações ambientais em cada um dos seus órgãos envolvidos.

As atividades começam no dia 18 com a realização do I Ciclo de Palestras sobre A Importância das Unidades de Conservação no Município de Manaus: Aspectos Legais e Socioambientais, no Parque Municipal do Mindu. A abertura do evento será feita pela secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, às 8h, e em seguida o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Niro Higuchi, abordará os temas Projeto Carbono nas Unidades de Conservação Municipais e Monitoramento Ambiental. O ciclo de palestras se estenderá até as 11h, no auditório do Parque Municipal do Mindu.

Na mesma data, será aberta uma exposição de banners sobre as Áreas Protegidas, Fauna e Flora e Mapas Interpretativos do Projeto Salve o Mindu, distribuídos por diversas áreas do Parque do Mindu. No dia 19, acontecerá a Ação Ecocidadã, idealizada pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-Manaus) com a finalidade de prestar serviços de orientação em saúde, limpeza pública e meio ambiente junto aos moradores das comunidades Areal do Mindu e Santa Bárbara, situadas no entorno do Parque Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, Zona Norte. A ação ocorrerá das 8h30 ao meio-dia.

No dia 20, ocorrerão diversas atividades no Parque do Mindu, começando pela feira de artesanatos produzidos por moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, concurso de cartazes e poesias com o tema Igarapés de Manaus e as apresentações do coral infantil da Escola Municipal Hahnemann Bacelar e a peça teatral A Lenda da Cobra Norato, dentro do Projeto Arte no Parque, no anfiteatro do Parque do Mindu. O concurso reunirá os alunos das escolas participantes dos Projetos Salve o Mindu e O Parque Vai à Escola, promovendo a integração entre as instituições de ensino.

No domingo, 20, a Feira de Artesanato da RDS do Tupé reunirá artesãos das comunidades São João do Tupé, Julião e Agrovila, que estarão comercializando produtos feitos à base de reaproveitamento de palhas, sementes e frutos da reserva.

A programação se encerra no dia 24, data de aniversário da cidade, com uma edição especial do Projeto Nosso Espaço Verde, com alunos de escolas da rede municipal e moradores de comunidade do entorno, e a 2ª Pedalada Ambiental 2013, ambos no Parque Ponte dos Bilhares. A Pedalada deverá reunir aproximadamente 500 ciclistas que prestarão uma homenagem especial ao Mercado Dolpho Lisboa, indo até o monumento, que será entregue à população pelo prefeito Arthur Virgilio Neto, e no retorno realizarão o plantio de 200 mudas ao longo do Bilhares. O parque acolhe diversos grupos de ciclistas da cidade, a exemplo do Pedala Manaus, Pedala Pesado, que utilizam o logradouro como base para as atividades que realizam semanalmente.

PROGRAMAÇÃO SEMMAS DE ANIVERSÁRIO DE MANAUS

18/10 – I Ciclo de Palestras sobre A Importância das Unidades de Conservação no Município de Manaus: Aspectos Legais e Socioambientais, no Parque Municipal do Mindu

18/10 a 23/10 – Exposição de banners das Áreas Protegidas, no Parque do Mindu

19/10 – Ação Eco Cidadã no Parque Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, promovida pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea-Manaus)
8h30 às 12h – Prestação de serviços e orientação de saúde, limpeza pública e meio ambiente junto à comunidade do entorno do Parque Nascentes do Mindu

20/10 – Concurso de Cartazes e Poesias “Igarapé de Manaus” para as escolas envolvidas nos Projetos Salve o Mindu e O Parque Vai à Escola
Escolas envolvidas nos Projeto Salve Mindu e Mindu vai à escola irão participar do concurso de cartazes e poesias com o tema: Igarapés de Manaus. As escolas participarão conforme regimento do concurso.

20/10 – Projeto Arte no Parque – Apresentação da peça A Lenda da Cobra Norato, do grupo Artes e Mythos e Coral Infantil da Escola Hahnemann Bacelar
10h – Anfieatro do Parque Municipal do Mindu.

20/10 – Feira de Artesanato da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, no Parque do Mindu
Horário: 8h às 15h
Comunidades envolvidas: Comunidades São João do Tupé, Comunidade Julião, Comunidade Agrovila

24/10 – Edição Especial do Projeto Nosso Espaço Verde, no Parque Ponte dos Bilhares
8h30 – Roteiro ambiental sobre o Parque dos Bilhares para escolas e visitantes

24/10 – Pedalada Ambiental Parque Ponte dos Bilhares – Mercado Adolpho Lisboa – Parque Ponte dos Bilhares
7h30 – Saída – Parque dos Bilhares
Itinerário – Djalma Batista, Getúlio Vargas, Teatro Amazonas, Getúlio Vargas, Sete de Setembro, Manaus Moderna, Mercado Adolpho Lisboa, Getúlio Vargas, Constantino Nery e Parque dos Bilhares (encerrando com plantio de Mudas ao longo do parque).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.