AmazonTech 2012 em Macapá tem a participação do INPA

Amazonianarede – Inpa

Macapá – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participa do AmazonTech 2012, que acontece no Complexo Meio do Mundo na cidade de Macapá, e termina hoje. A instituição montou um estande e realizou exposições, palestras e oficinas sobre os conhecimentos, tecnologias e patentes geradas pelo Instituto.

O AmazonTech tem a proposta de disseminar a inovação e tecnologia junto aos negócios que operam na região amazônica, em abordagem sistêmica que inclui estratégias de mercado, políticas públicas, responsabilidade socioambiental e educação.

A primeira edição do evento aconteceu em 2011, em Roraima, com a proposta de abrir as portas para a discussão de um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, com foco na inovação tecnológica e na ciência empresarial. O programa é uma iniciativa do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desenvolvido pelos governos dos Estados da Amazônia Legal, Sebrae Nacional, Universidades Amazônicas, Embrapa e outros parceiros institucionais.

Exposições e palestras

O Inpa levou para o AmazonTech os processos de uso da energia solar no tratamento de água, com capacidade de tratamento de 400 litros por hora; óleos utilizados na fabricação de perfumes e medicamentos; cosméticos derivados de palmeiras da região; biodiversidade em frutas, hortaliças, sementes e plantas medicinais.

Como parte da programação, pesquisadores do Inpa realizam palestras sobre pesquisas e tecnologias desenvolvidas no Instituto como: “Cubiu uma nova fruteira para a Amazônia” e “Frutas e hortaliças alternativas para o agronegócio da Amazônia”, proferidas pelo coordenador de extensão (COEX) do Inpa, Carlos Roberto Bueno.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.