Amazonas terá delegação com 14 atletas e três técnicos em Natal

Manaus – Os melhores paratletas amazonenses vão em busca de mais medalhas neste fim de semana (14 a 16 de março) no Circuito Caixa Brasil Loterias – Fase Regional Norte-Nordeste, em Natal (RN).

A delegação é composta por 14 paratletas e três treinadores e a viagem acontece na madrugada desta sexta-feira (14).

Todos fazem parte do quadro de excelência do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) e receberam passagens aéreas do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).

De acordo com o treinador e chefe da delegação, Joaquim Filho, os paratletas que atingirem o índice estipulado pela Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) se credenciam para competir as etapas nacionais do Circuito. “Dos 14 paratletas que vamos levar, dez têm reais condições de alcançar o índice para o Campeonato Brasileiro porque já disputaram outras competições nacionais e alguns já têm o índice. Os demais fazem sua estreia em competições fora do Estado”, declarou Joaquim.

ESTREANTE

Dentre os que vão competir pela primeira vez em eventos oficiais está o paratleta Leandro Ribeiro, 17 anos. Ele competirá na Classe F-12 e T2 do atletismo nas provas de 100m rasos, 200m rasos e salto em distância. “Evoluí bem nos treinos e estou confiante de que vou trazer medalhas para o Amazonas”, confessou o paratleta que tem deficiência visual e é natural de Boa Vista (RR), mas mora em Manaus há cinco meses. “Vim para Manaus depois que meu pai faleceu. Minha mãe não aguentou ficar lá (Boa Vista) e aqui temos parentes”, revelou.

EXPERIÊNCIA NA PISTA

A paratleta Josiane Castro Palucena é promessa de ouro nas provas de atletismo em Natal. Ela foi destaque da seleção amazonense nas Paralimpíadas Escolares 2013, em São Paulo. “Estou ansiosa e quero muito voltar com medalhas. Graças ao esporte posso levar o nome do Estado para outros lugares”, ressaltou a atleta que competirá na Classe F46-47 no lançamento de dardo, arremesso do peso e salto em distância.

SOBRE O EVENTO

A capital potiguar receberá 368 esportistas de atletismo e natação, que vão competir pelos índices classificatórios para as etapas nacionais do Circuito, que serão realizadas no segundo semestre. A etapa regional também é uma boa chance para novos atletas mostrarem seus talentos para técnicos nacionais do Comitê Paralímpico Brasileiro, tendo em vista que treinadores das seleções e coordenadores das modalidades acompanham de perto as disputas no Circuito.

Treze estados serão representados na competição: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

As provas da etapa Norte-Nordeste do Circuito Brasil Caixa Loterias começam no sábado, 15, e terminam no domingo, 16. As disputas serão realizadas no campus da niversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os atletas que atingirem o índice estipulado pelo CPB para cada classe de cada modalidade se habilitam para competir as etapas nacionais do Circuito.

Foto: Cleiton Viana – Sejel

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.