Amazonas Film Festival abre dia 3 com destaque para a produção cinematográfica local

Amazonas Film Festival
Amazonas Film Festival
Amazonianarede/Sec

Manaus – A produção cinematográfica amazonense participa junto a produções mundiais na 9ª edição do Amazonas Film Festival (AFF), realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), de 3 a 9 de novembro em Manaus. O evento terá como representante regional o longa-metragem ‘A Floresta de Jonathas’, dirigido por Sérgio Andrade.

Segundo a SEC, esta é a primeira vez que um longa dirigido por um cineasta local concorrerá com produções de países como França, Dinamarca, México, Reino Unido e Estados Unidos ao prêmio de melhor filme na categoria Internacional. Ainda no ranking das grandes produções, o curta ‘Rota da Ilusão’, da amazonense Dheik Praia, concorre junto a mais 13 filmes nacionais ao prêmio de Melhor Curta-Metragem Brasil.

De acordo com o secretário de Cultura, Robério Braga, a participação de cineastas e diretores locais nas categorias mais importantes do AFF celebra o nivelamento técnico adquirido ao longo das oito edições do evento. “O filme ‘A Floresta de Jonathas’ participou dos festivais de cinema do Rio de Janeiro e já foi convidado para o de São Paulo”, disse.

O titular também informou que a programação acadêmica segue com a estratégia de aprimorar a qualidade técnica dos diretores locais. Nesta edição, estarão disponíveis 367 vagas para oficinas, palestras, debates e convivências com personalidades nacionais em cinema.

Produção estudantil

O 9ª Amazonas Film Festival traz pela primeira vez 30 curtas produzidos por estudantes do projeto ‘Jovem Cidadão’, do Governo do Estado. A mostra completa dos filmes será exibida de uma só vez após a semana do festival, no dia 12 de novembro, no Teatro Amazonas. Com temática educativa e focado no público infantil, o trabalho é resultado do curso de cinema inserido na grade educacional do programa, cuja filosofia é oferecer alternativas para que crianças e jovens não sigam o caminho das drogas.

Robério Braga mencionou que outra estratégia para consolidar o Amazonas como um polo cinematográfico é a criação do curso superior de Cinema, que já está com as inscrições abertas para o vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Segundo o secretário, as aulas do novo curso deverão iniciar em março.

Filmes e locais de exibição

Ao todo, serão exibidos 211 filmes entre curtas e longa-metragens, 31 produções a mais que na edição de 2011. O Teatro Amazonas será palco das principais categorias competitivas – Mostra Competitiva Internacional de Longa-Metragem e Mostra Competitiva de Curta-Metragem Brasil.

As produções serão exibidas em todas as zonas de Manaus, nos centros de convivência e teatros espalhados pela cidade, e a programação será estendida para abrigos beneficentes (idoso e infantil) e terminais de ônibus (3,4 e 5). Além da capital, os municípios de Itacoatiara, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e a comunidade do Pau Rosa estão na lista de contemplados com as mostras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.