Amazonas Energia identifica 237 “gatos” no Centro de Manaus

(Reportagem: Sídia Ambrósio)

Pelo menos 237 irregularidades (desvios de energia, fraudes em medidor, suspeitas de fraude e auto autorreligações) foi o resultado da ação que a Eletrobras Amazonas Energia realizou nos dias 28, 29 e 30 de agosto no Centro de Manaus.

A ação envolveu cerca de 60 equipes de técnicos e eletricistas e contabilizou 809 inspeções técnicas realizadas em oito ruas do Centro da capital. No total, a distribuidora de energia elétrica emitiu 237 Termos de Ocorrência de Inspeção (TOI) que representa irregularidadesno consumo de energia.

Em outubro de 2012, houve uma ação intensa de fiscalização naquela área central e a empresa retornou para verificar as reincidências e novas situações de irregularidades com fraudes/furtos de energia.

“O Centro da cidade, assim como outras regiões de Manaus, tem elevados índices de irregularidade no consumo de energia e essa ação é um procedimento que compõe os trabalhos de rotina da Eletrobras Amazonas Energia atendendo à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de que a empresa distribuidora deve promover, de forma permanente, ações de combate ao uso irregular da energia”,explicou o assistente da Diretoria Comercial da Eletrobras Amazonas Energia, Geraldo Pereira.

Ainda para este ano, a empresa fornecedora do serviço de energia elétrica no Amazonas prevê várias ações de fiscalização e combate aos furtos de energia que devem ocorrer em diversas regiões da cidade.

Além de se tratar de crime previsto no Código Penal Brasileiro, o furto de energia elétrica prejudica a qualidade do serviço prestado e pode ocasionar curtos-circuitos levando até à ocorrências de acidentes fatais.

Segundo o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o Amazonas é o Estado campeão no país em número de perdas comerciais. As perdas causam prejuízo anual de aproximadamente R$ 400 milhões para a empresa distribuidora de energia elétrica.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.