Amazonas deve bater a marca de 840 mil turistas em 2012

Barco turismo
Barco turismoManaus – No Dia Mundial do Turismo, o Amazonas festeja também o fluxo de turistas que já passaram pelo Estado nos seis primeiros meses de 2012. De acordo com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), mais 390 mil turistas, entre nacionais e estrangeiros, já passaram pelo Estado, o que representa um aumento de 12% em relação a 2011, quando foi registrado pouco mais de 340 mil.

Se o crescimento for mantido, conforme projeções do Órgão Oficial de Turismo, o Amazonas vai bater a marca de 840 mil turistas em 2012. No ano passado o fluxo geral foi de 755.058 turistas. Os meses que foram destaques no fluxo do primeiro semestre foram fevereiro e junho, que, se comparados aos mesmos meses de 2011, o registro foi de pelo menos 11 mil turistas a mais em cada um dos meses.

De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, esses números devem ser comemorados, mas também servem como alerta. “O Amazonas é o destino da moda entre os brasileiros e estrangeiros e isso estamos percebendo com o aumento do fluxo. O governador Omar Aziz reconhece no turismo um setor forte e, por isso, vem apoiando e estimulando as ações que beneficiam o crescimento do setor, o qual emprega um número aproximado de 60 mil profissionais”.

Oreni Braga disse também que nenhum destino é preparado turisticamente do dia para noite, pois essa preparação demora pelo fato de requer muita atenção dos administradores públicos. “O turismo impacta, economicamente mais de 50 setores e, transversalmente, depende de forma contundente da infraestrutura básica (energia, água tradada, internet, urbanização, saneamento básico, tratamento do lixo e mobilidade urbana), do acesso (estradas, portos, aeroportos, ferrovias e hidrovias sinalizadas), da segurança pública, da saúde e da educação e é, por isso, que este mercado é visto futuramente como um dos setores que vai mais gerar emprego, principalmente aqui em nossa região que já tem um apelo natural muito forte”, completou.

QUADRO COMPARATIVO FLUXO

Ano/mês 2011 2012

Janeiro 65.862 69.552

Fevereiro 58.286 69.893

Março 56.190 63.177

Abril 57.204 62.429

Maio 50.880 55.139

Junho 60.871 71.059

TOTAL 349.293 391.249

Fonte: Indicadores de Turismo do Amazonas – FNCH/Boletim de Ocupação Hoteleira

Promoção do destino – O trabalho de promoção da marca Amazonas no País e no exterior, aliado as belezas culturais e naturais do destino, são importantes para o desenvolvimento do setor e graças a essa estratégia que o Estado está entre os dez destinos mais procurados pelos turistas, segundo a Embratur.

Uma das ações que estão em destaque ultimamente é o Roteiro BRA (Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas), que leva a riqueza cultural, gastronômica e natural desses estados para várias capitais mundiais. Além do Roteiro BRA, o Amazonas está presente também no projeto ‘Goal to Brasil’, ação da Embratur que está promovendo as cidades-sedes da Copa de 2014 para várias países. “Além desses eventos, o Estado tem uma agenda própria de eventos, totalmente elaborada estrategicamente para atrair cada vez mais turistas para cá”, disse Oreni.

A participação do Amazonas nos principais eventos do setor acabou colaborando, e muito, para o crescimento do fluxo de turistas no Estado. “Não temos dúvida disso. Hoje, onde o governo brasileiro, por meio da Embratur, estiver, o Amazonas também se faz presente. Essa fórmula de trabalho deu tanto certo que o Estado sempre é convidado para participar de todas as ações da Embratur”, destacou.

Dia Mundial do Turismo – O Dia Mundial de Turismo foi comemorado no Amazonas com a Campanha de Combate Contra o Turismo Ilegal. O objetivo da campanha foi orientar os turistas para que eles procurem apenas profissionais ou empresas legalizadas. A ação foi realizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde os técnicos da Amazonastur distribuíram o material do programa ‘Viaje Legal’, do Governo Federal. Esse material contém dicas para o turista viajar com segurança e de forma legal dentro do País.

Pela manhã, a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, foi homenageada durante uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas pelo trabalho desenvolvido no setor. “Essa homenagem é importante, pois vem reconhecer o esforço que o Governador Omar Aziz está fazendo para fomentar ainda mais esse setor”, finalizou Oreni.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.