Manaus – Nesta quarta-feira, 19, data em que se comemora o Dia Internacional do Homem, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) preparou uma homenagem aos profissionais que se destacam no cenário local devido a uma atuação admirável, marcada por determinação, superação e humildade.
É o caso do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que completou no último dia 15 de novembro 69 anos de idade. Pessoa pública detentora de relevante prestígio que vai além do território nacional, o diplomata figurou durante muitos anos na lista dos 100 nomes “Cabeças do Congresso”, divulgada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Com aproximadamente quatro décadas de vida pública, Arthur Neto é um incansável incentivador do esporte local, buscando sempre, de forma presente, o aumento das atividades esportivas em toda a cidade. No primeiro semestre deste ano ampliou para 56 o número de contemplados pelo programa Bolsa Atleta Municipal, como forma de incentivar e revelar novos talentos no Amazonas.
Faixa vermelha de Jiu-Jítsu, Arthur está casado há mais 24 anos com a jornalista Goreth Garcia Ribeiro. Ele possui quatro filhos: Arthur Bisneto, eleito recentemente deputado federal, com mais de 200 mil votos em todo o Estado; Nicole, Ana Carolina e Juliano.
Humildade
Exemplo de humildade, Osvaldo Alves, 75, dedica há mais de meio século grande parte do seu tempo ao esporte. Pai de quatro filhos de coração, a família, a mãe que hoje está com 96 anos, e os bons costumes estão acima de tudo para o experiente lutador de artes marciais. Nascido no Acre, mantém endereço no Rio de Janeiro, mas adotou Manaus para morar nos últimos meses.
“O esporte está ligado diretamente à qualidade de vida. Isso é essencial para nós. Minha família é a minha estrutura. Tudo que faço e fiz sempre foi pensando nela. Mesmo com todos os meus familiares morando no Rio de Janeiro, entro em contato com eles sempre”, disse, referindo-se, inclusive, à mãe, de 96 anos.
Para manter a saúde em dia, ele segue alguns cuidados. “Sigo à risca uma dieta balanceada há muito tempo. Procuro estar em dia com os exames e vou regularmente ao médico. O Novembro Azul é uma campanha essencial para alertar os homens quanto aos cuidados com a saúde”, enfatizou.
Atualmente Osvaldo possui academias espalhadas pelo mundo inteiro. No Japão, precisamente na cidade de Hamamatsu; Las Vegas, no estado de Nevada (EUA); no Canadá; além do Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ); São José dos Campos (SP); Belém (PA) e Boa Vista (RR).
Determinação
O pai de primeira viagem, faixa preta de Jiu-Jítsu e titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Elvys Damasceno curte há pouco mais de quatro meses o nascimento do primogênito, Elvys Damasceno Júnior.
Marinheiro de primeira viagem, ele precisa de jogo de cintura no dia a dia para conciliar a agenda à frente da pasta municipal, sem deixar de aproveitar os momentos ao lado do filho. “Elvynho”, como o bebê é carinhosamente chamado, já participou, inclusive, da primeira atividade física com os pais, a 5ª edição da Corrida dos Curumins, ocorrida no dia 24 de outubro deste ano, em comemoração ao aniversário de Manaus.
Damasceno, que durante quatro anos ocupou a função de presidente da Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM), destaca a importância do homem na sociedade.
“Nós homens temos um papel fundamental na sociedade. Somos nós que resolvemos os problemas de casa, estamos ao lado dos filhos e companheiras, queremos sempre o melhor. O Dia Internacional do Homem não é uma data que deva passar em branco. Estou totalmente envolvido com o trabalho, mas sempre priorizando a minha família, que é o nosso bem maior. Sou muito grato a tudo que tem acontecido comigo nos últimos anos. O meu filho chegou para coroar essa fase maravilhosa que estou vivendo”, enfatizou.
Superação
Lutador de Artes Marciais Mistas, tradução de Mixed Martial Arts (MMA), o manauense Adriano Martins, 32, é apaixonado pela família. Pai de Pedro Henrique, 14, e de Maria Eduarda, 7, é um dos destaques do Amazonas no Ultimate Fighting Championship (UFC), onde acumula três lutas, sendo duas vitórias e uma derrota.
“Comecei a praticar Judô aos doze anos. Foi amor à primeira vista. Passei um bom tempo sem treinar por problemas de saúde e isso me deixou afastado das lutas por um bom tempo. Logo após a recuperação, comecei a competir e conheci o Jiu-Jítsu e a Luta Livre. Sempre oriento meus filhos que o esporte anda de mãos dadas com os estudos. Peço a eles que se esforcem e deem o melhor de si. Eu aprendi que, todos os dias, nós precisamos respeitar nossos amigos e mestre”, explicou.
De acordo com o lutador, frequentemente ele realiza consultas médicas para prevenção e lesões decorrentes das lutas. O atleta aposta em uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos, como caminhada e corrida, além dos treinos realizados no tatame.
A também lutadora de Jiu-Jítsu, fisioterapeuta e esposa do atleta, Andrezza Façanha, 29, destaca como Adriano Martins é no dia a dia. “O Adriano fora do tatame é um cara caseiro, gosta de estar com a família, pegar os filhos na escola e ajudar as crianças nas atividades. Como atleta, Adriano é dedicado e procura conciliar as inúmeras viagens com a rotina familiar. Exerce, sem sombra de dúvidas, seu papel como chefe da família”, declarou Andrezza.
Curiosidade
O Dia Internacional do Homem foi criado em 1999 e teve influência da Organização das Nações Unidas (ONU). Embora o Dia do Homem no Brasil seja comemorado no dia 15 de julho, a data de hoje, 19, tem relação com o Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata.
Fonte: Semcom