Alunos do ensino noturno da rede municipal participam de encerramento de jogos

30-09jogoManaus – Alunos de seis escolas da rede municipal de educação participaram, na noite desta segunda-feira, 29, do encerramento da 2ª edição dos Jogos do Ensino Noturno (JEN). Como parte da programação, foi realizada a fase final do futsal masculino. A competição foi na quadra poliesportiva da Escola Municipal Carlos Gomes, na Compensa, zona Oeste.

Mais de 60 alunos e uma escola de cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) participaram desta fase. Os JENs começaram em agosto nas DDZs, onde por meio de seletivas foram reveladas as equipes para a fase final.

Ao todo, a 2ª edição da atividade reuniu mais de 1,6 mil alunos do noturno. As modalidades disputadas foram futsal, queimada, vôlei, tênis de mesa, dominó, dama e lance livre.

O JEN visa promover a prática do desporto como instrumento na formação de cidadania, na redução dos índices de evasão escolar no turno noturno, proporcionando a prática esportiva na forma de competição, além da valorização dos alunos.

O assessor de Educação Física da Semed e um dos coordenadores do JEN, Zacarias Lopes, destacou a importância dos jogos para o ensino noturno. “A atividade é um auxìlio a mais para que os alunos permaneçam no segundo semestre, já que é o período com maior evasão. Prova disso são os relatos que ouvimos dos gestores da escolas que oferecem o ensino noturno. Pensamos em criá-lo com intuito de diminuir o índice de evasão escolar, proporcionando um ambiente de integração, de sociabilidade, a vivência de esporte e, também, o desenvolvimento do relacionamento interpessoal entre eles”, comentou.

Zacarias também mencionou as conquistas alcançadas nesta 2ª edição. “Esta edição foi muita positiva. Avançamos na redução do abandono escolar, na aceitação dos jogos por parte dos alunos, na melhoria do rendimento dos alunos que participaram da atividade, ou seja, há diversos fatores que devemos comemorar”, destacou.

A professora de Educação Física da Escola Municipal Raimundo Botinely, Patrícia Batista, relatou que a atividade esportiva reflete diretamente no desempenho do aluno em outras matérias. “Vejo estes jogos como uma ação estratégica muito positiva da secretaria, que deve continuar, porque incentiva o aluno do noturno a permanecer na escola, faz com se torne mais interessado em seus estudos, além de trabalhar sua concentração, raciocínio lógico, entre outros fatores. Portanto, a prática da atividade física e a participação dos jogos em sua vida acadêmica refletem naturalmente em sala de aula”, comentou.

Carlisom Amaral, aluno da Escola Municipal Raimundo Botinely, que conquistou o 1º lugar na competição, reforçou o que sua professora relatou anteriormente, dizendo que se empenha nas atividades físicas da mesma forma que se interessa pelos seus estudos. “Assim como sou bom dentro do campo, tento ser dentro de sala de aula não faltando, tentando obter as melhores notas e participando de exercícios que são feitos em sala de aula”, descreveu o aluno campeão.

Participaram da final as escolas municipais Antônio Moraes, Raimundo Theodoro Botinely Assumpção, Themístocles Gadelha, Vicente de Paula, Carlos Gomes e Nova Vida. Os primeiros lugares ficaram com as escolas municipais Raimundo Botinely, Vicente de Paula e Antônio Moraes, respectivamente. No fim do evento, houve a entrega da premiação com troféus e medalhas para os competidores.

Texto: Emerson Felipe – Foto: Cleomir Santos/Semed

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.