Alunos do projeto “Nandinho” se preparam para disputar o Amazon Open de Jiu-Jitsu

(Fotos: Ascom)

Manaus – Com uma rotina diária de quatro horas de treinos, cerca de 100 alunos do projeto “Nandinho” se preparam para disputar o Amazon Open de Jiu-Jitsu, evento que acontecerá nos dias 8 e 9 deste mês no ginásio Ninimberg Guerra, também conhecido como “Bergão”, localizado no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus.

O torneio contará com a participação de mais de 50 academias e já possui aproximadamente 2 mil atletas inscritos. No local serão entregues diplomas para os melhores competidores do ano de 2013, dentre os quais 30 fazem parte da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu (Fajje) e oito estarão representando o projeto “Nandinho”, desenvolvido pela Polícia Civil do Amazonas.

Para o coordenador do projeto, o investigador do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA) Melquisedeque Galvão, a expectativa é a melhor possível. “A gente espera pelo menos alcançar o resultado do ano passado, que foi ficar entre as três primeiras equipes no geral. A expectativa, claro, é conseguir a medalha de ouro em todas as categorias”, disse.

Para complementar a preparação, os alunos do projeto “Nandinho” participam de um intercâmbio promovido pela academia do professor Ronnie Melo, faixa preta de Jiu-Jitsu. “A minha equipe se encontra com os alunos do projeto todos os sábados para treinar. Eu acho importante esse intercâmbio pra gente somar experiências e melhorar a qualidade dos atletas”, declarou.

Com o apoio da Polícia Civil, o projeto “Nandinho” é referência no Amazonas e em outros estados do Brasil, conquistando muitos títulos e inclusive o respeito de outras federações. “Graças ao apoio da Polícia Civil e o envolvimento da comunidade, o projeto tem crescido a cada dia que passa e isso é gratificante para todos que estão envolvidos diretamente com essa causa”, argumentou Melquisedeque.

Histórico

Neste mês de fevereiro o projeto social completa três anos de atividades. Inicialmente atendia uma média de 20 crianças e atualmente tem 150 alunos, entre crianças e adolescentes, com idades entre 4 a 17 anos. Além de aulas práticas de algumas modalidades esportivas, os participantes aprendem a importância da concentração, disciplina e recebem orientações sobre diversos assuntos. As aulas são totalmente gratuitas e atendem a comunidade em geral.

Batizado de “Ferinhas do Jiu-Jitsu”, passou a ser chamado de “Nandinho” há alguns meses, em homenagem a Fernando de Araújo Correia Filho, um dos alunos do projeto, que faleceu em 2012 aos 17 anos. Hoje os pais do menino contribuem cedendo um espaço da casa deles para que outras crianças façam parte da iniciativa.

Com o aumento de alunos participantes, foi disponibilizado pelo Grupo FERA um ônibus que faz o transporte das crianças diariamente até as residências delas, em bairros nas adjacências do local onde elas treinam, no Conjunto Osvaldo Frota 2, no bairro Cidade Nova 1, Zona Norte de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.