Alunos-delegados: concretização de sonho em benefício da sociedade

(Fotos: Ascom)

Realizar um sonho é algo que sempre emociona àqueles que conseguem alcançar este objetivo. Uma cura, uma conquista, uma forma de melhorar de vida.

Tudo que agrega melhoria à existência de alguém pode vir a ser o ápice de uma história a ser escrita.

Em 2013, uma atitude atendeu a dois lados de um mesmo sonho. A convocação de 97 candidatos do concurso da Polícia Civil do Amazonas para o curso de Delegado de Polícia trouxe alegria a estes profissionais que aguardavam ansiosamente por esta notícia.

Após quatro anos de espera, a notícia serviu como forma de coroar um esforço realizado desde 2009 para garantir que as vagas não fossem perdidas com o vencimento do concurso público. Pessoas de vários estados concorreram e aguardavam pela convocação. Hoje, estes alunos-delegados se preparam para oferecer seus serviços em prol da população do Amazonas.

“Agradeço a Deus e aos nossos familiares que estiveram sempre nos apoiando”, disse o aluno Jeff Macdonald durante a aula inaugural, realizada do no dia 14 de outubro de 2013.

“Espero contribuir para a sociedade, com a segurança pública. Vou trabalhar com comprometimento e seriedade, pois a segurança pública é uma questão séria em nosso País. A finalidade é essa, servir a sociedade”, disse Roberta Merly, uma das candidatas que compõem a turma.

Na outra ponta, moradores de cidades do interior celebram a chegada de novos delegados nas cidades, o que deve acontecer neste ano de 2014, após a formatura dos policiais. Para 31 municípios, isso significa ter um delegado de carreira pela primeira vez. Em outros, a possibilidade de contar com um serviço mais próximo oferecido pela Polícia Civil, com a construção de Delegacias Especializadas e trabalho em regime de plantão. Com isso, a instituição otimiza serviço, conquista a confiança da população, cria novas esperanças aos moradores e chega mais perto da excelência operacional.

“É muito importante ter um delegado no município, saber que temos a quem recorrer em caso de uma emergência. Para nós aqui em Juruá com certeza vai melhorar muito a chegada de um delegado que fique aqui e não só em municípios vizinhos”, disse Maria Paiva, natural do município, hoje morando em Manaus. Com familiares morando no local, sempre que há oportunidade ela retorna à terra natal para visitar os parentes.

Gestores celebram

Para o Delegado Geral de Polícia Civil, Josué Rocha, a chegada dos delegados ao interior do Amazonas tende a melhorar o serviço e a produção dos inquéritos policiais.

“Essa é uma demanda antiga do interior e que agora será atendida pelos novos policiais. Desta forma, os inquéritos devem ganhar em qualidade e a tendência é que sejam reduzidos os problemas de procedimentos devolvidos pela Justiça, dando mais celeridade e eficiência ao trabalho realizado”, destacou.

De acordo com o Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero, este é mais um passo no sentido de melhorar a segurança pública no Estado. “É mais uma demonstração da importância da segurança para o Governo do Amazonas. O governador tem investido e com a ida desses delegados ao interior, pela primeira vez o Amazonas terá o interior completamente coberto por delegados de carreira, bacharéis em Direito, com o conhecimento necessário para a produção dos inquéritos policiais”, frisou.

É com esta visão de engrandecer, somar e participar com a melhoria no atendimento à sociedade que a Polícia Civil do Amazonas tem se dedicado à construção de uma realidade cada vez melhor no Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.