Alimentação Saudável: Semana encerra com Feira de orgânicos, no Parque dos Bilhares

Feira de alimentos
Feira de alimentos
Manaus – Uma feira de alimentos orgânicos funcionará neste sábado (20), das 17h às 20h, no Parque dos Bilhares, como parte da programação de encerramento da “VII Semana da Alimentação Saudável”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, além da feira, equipes da Semsa, com o apoio de acadêmicos da Faculdade Literatus, reforçarão as orientações sobre a importância da redução no consumo de sal, gorduras e açúcar na alimentação diária e as vantagens dos alimentos orgânicos.

A importância do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável na infância, também será abordada na atividade do Parque dos Bilhares. “Este é um tema prioritário nas ações da Equipe Técnica de Nutrição e Alimentação da Semsa, que atua de forma coordenada com o Setor de Saúde da Criança e o Programa de Nutrição Infantil Leite do Meu Filho”, destacou Deodato. Os visitantes do parque também poderão fazer a avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

Organizada pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Semsa, a “VII Semana da Alimentação Saudável” foi marcada por atividades específicas para os profissionais da rede de Atenção Básica e, também, ações educativas, desenvolvidas na Cozinha Comunitária da Colônia Antonio Aleixo e nas Policlínicas da rede municipal. Na terça-feira (16), profissionais da rede participaram de uma manhã de palestras, no auditório da Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajoz, na Compensa. Os temas abordados no encontro foram: “Alimentação fora do Lar”; “Alimentos Transgênicos e Organismos Geneticamente Modificados/OGM” e “Alimentos Funcionais”.

Ainda na terça-feira, uma ação educativa foi levada aos frequentadores da Cozinha Comunitária – programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) –, que funciona na rua Padre Mário, na Colônia Antonio Aleixo, zona Leste. Com o apoio da equipe da Unidade Básica de Saúde Lago do Aleixo, a ação abordou os riscos do consumo exagerado de sal, açúcar e gorduras. Serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar (que ajuda no diagnóstico do diabetes), também foram oferecidos.

(Foto: Altemar Alcantara / Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.