MANAUS – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pagará 50% do 13º salário dos servidores efetivos e comissionados até o próximo dia 27. A informação foi anunciada pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD) durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (10) no Plenário da Casa. Segundo informações da Diretoria-geral da Aleam, a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas já foi paga no final de setembro passado.
“Durante muito tempo foi veiculada a falsa informação de que a Assembleia não teria capacidade de honrar seus compromissos, mas temos colocado nossos servidores em primeiro lugar. Dentro da nossa capacidade humana fizemos tudo para poder honrar nossos compromissos e vamos efetuar o pagamento de todos os nossos servidores”, disse Josué Neto.
O presidente explicou que a medida foi possível por conta da contenção e redução de gastos adotadas nos últimos 22 meses, que envolveu a redução de 10% da Cota para Exercício de Atividade Parlamentar (Ceap) dos deputados, e redução de 25% a 35% dos contratos com fornecedores e prestadores de serviços da Aleam, além da suspensão das diárias dos deputados e servidores dentro do Estado, assim como o fretamento de aeronaves, comunicação visual, serviços de buffet, flores e acessórios usados em homenagens e sessões especiais na Casa.
A Aleam enfrentou nos últimos 22 meses uma queda de pelo menos R$ 3 milhões mensais no repasse institucional e, por conta disso, o Parlamento tem priorizado o pagamento dos servidores e das empresas que prestam serviços essenciais ao funcionamento do Legislativo. Ainda de acordo com a Diretoria-geral a segunda parcela do 13º sairá até o dia 20 de dezembro.