ALEAM e Senado já estão com canais abertos de TV e Rádio

Amazonianarede – Aleam

Manaus – Nesta sexta-feira (7), o Amazonas ganha novas emissoras da televisão e rádio. Em parceria firmada este ano, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e o Senado Federal vão inaugurar a transmissão da TV ALE em rede aberta, no subcanal digital 55.2 e da Rádio Senado/ALE na frequência 106,9 FM.

O ato será feito pelos presidentes das Casas Legislativas, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) e o senador José Sarney (PMDB-AP), que participará à distância, de Brasília (DF). Em Manaus, os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Alfredo Nascimento (PR) confirmaram presença.

“Vamos ampliar a abrangência de nossos veículos de comunicação, permitindo que a Assembleia esteja cada vez mais perto da população. Isso significa mais transparência e, principalmente, uma nova maneira de prestar contas das nossas atividades diariamente”, analisa Ricardo Nicolau.

Atualmente, TV e Rádio ALE operam, respectivamente, em canal fechado e via Internet. A nova fase foi garantida no mês de julho deste ano, quando o presidente da Aleam e o diretor-geral adjunto do Senado, Walter Ribeiro Valente Junior, assinaram um protocolo de intenções em Brasília.

Parceria pioneira

ALEAM e Senado firmaram uma parceria inédita no País. A programação da Rádio ALE ocupará duas horas diárias na Rádio Senado, que estreia em Manaus pela sintonia 106,9 FM. “Essa iniciativa partiu de nosso interesse, propondo colocar a rádio deles no ar em troca do compartilhamento de programação”, lembra Ricardo Nicolau.

As negociações iniciaram em novembro de 2011. À época, o Senado ofereceu um de seus quatro subcanais digitais de televisão em rede aberta para as Assembleias da região Norte. Ao confirmar a proposta para as TVs, o presidente da ALEAM também sugeriu a parceria entre as rádios.

A infraestrutura foi adquirida em conjunto, sendo os recursos da Aleam destinado para as rádios e os do Senado para os canais de TV. Os equipamentos foram instalados nas dependências da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (Funtec), por ser um órgão de comunicação estatal.

TV aberta

Funcionando há 12 anos em um canal fechado, compartilhado com a emissora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a TV ALE passará a ter transmissão digital (SDTV) por meio de subcanalização – recurso exclusivo do sistema digital de televisão que permite a divisão de um canal.

A TV ALE poderá ser sintonizada no subcanal 55.2 do sistema aberto digital, enquanto a TV Senado ocupará o canal 55.1. As emissoras exibem, ao vivo, sessões plenárias e programas jornalísticos. Este ano, a TV ALE estreou novos cenários, estúdios, atrações e projeto visual.

Rádio FM

Criada em 2011 com transmissão apenas no site www.aleam.gov.br/radio, a Rádio ALE terá seus noticiários, debates e entrevistas veiculados na frequência 106,9 FM. De segunda a sexta-feira, a grade local será preenchida das 6h30 às 7h30 e das 18h às 19h.

Além de Manaus, a recepção do sinal da Rádio Senado/ALE chega aos municípios Iranduba, Rio Preto da Eva e a comunidades localizadas ao longo da BR-174 (Manaus-Boa Vista), até a altura do KM 57, em direção a Presidente Figueiredo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.