ALEAM celebrou os 49 anos da Suframa, com sessão especial

Aleam, comemorou os 49 nos da Suframa, com sessão especial

 

Aleam, comemorou os 49 nos da Suframa, com sessão especial
Aleam, comemorou os 49 nos da Suframa, com sessão especial

Os 49 anos da Zona Franca de Manaus (ZFM) foram celebrados nesta terça-feira (1) no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). De autoria dos deputados Adjuto Afonso (PP) e Alessandra Campêlo (PCdoB), a Sessão Especial em homenagem ao modelo de desenvolvimento do Estado, foi dirigida pelo vice-presidente da Casa, Belarmino Lins (PMDB).

A superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rebecca Garcia, foi agraciada com uma placa de homenagem entregue pelo deputado Belarmino Lins e pela Ouvidora Geral do Estado, Zanele Teixeira, que na ocasião representou o governador José Melo (Pros). Alguns servidores de carreira da autarquia e personalidades da indústria amazonense foram homenageados com Certificados de Honra ao Mérito.

Papel da Suframa

A superintendente Rebecca Garcia, falou da importancia do modelo ZFM, para a região
A superintendente Rebecca Garcia, falou da importancia do modelo ZFM, para a região

Na ocasião, Rebecca destacou o papel da Suframa, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e que tem o papel de promover o desenvolvimento socioeconômico de sua área de atuação – Estados da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e municípios de Macapá e Santana, no Estado do Amapá. Segundo a superintendente, a crise está dando oportunidade de buscar novas oportunidades, visando o desenvolvimento regional, citando como exemplo o programa Zona Franca verde (ZFV) em fase de implementação.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, a ZFM é um modelo de desenvolvimento que continua dando certo, daí o fato de estar comemorando quase meio século de existência. “Mesmo diante das dificuldades enfrentadas, por conta do atual cenário econômico e político que o Brasil enfrenta, a homenagem é justa por conta das riquezas geradas pelo modelo no Estado do Amazonas”, frisou.

Reflexão

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em exercício, vereador Hiran Nicolau (PSD), destacou que a data também serve para reflexão, por se tratar de uma homenagem ao modelo de desenvolvimento importante para o Estado, mas que sofre as consequências da crise nacional. Para o vereador, a palavra-chave do momento é a união de todos e o conselho é esquecer as bandeiras partidárias. “Somente dessa forma se vai vencer as dificuldades”, destacou.

Na plateia, muita gente importante,
Na plateia, muita gente importante,

Na opinião do presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Mercosul da Aleam, deputado Serafim Corrêa (PSB), a homenagem é justa e merecida, no entanto o parlamentar lamentou que nesses 49 anos o Estado não tenha superado gargalos referente à energia elétrica, telefonia, comunicação, portos, modais de transportes e outros. “Ao mesmo tempo em que comemoramos, temos obrigação de discutir o modelo, como fazíamos há mais de 40 anos”, disse, apontando como excelente a atuação da superintendente Rebecca Garcia à frente da autarquia.

Os deputados José Ricardo (PT), Sinésio Campos (PT), Wanderley Dallas (PMDB) e Dermilson Chagas (PDT), também se pronunciaram, destacando os benefícios gerados pela ZFM aos cofres públicos e as dificuldades que o setor fabril enfrenta, principalmente no que diz respeito às ruas do Distrito Industrial de Manaus.

Desenvolvimento regional

Como um dos autores da homenagem ao modelo ZFM, Adjuto Afonso disse que a ZFM tem sido importante tanto para o Amazonas como para os demais Estado de sua área de abrangência. “É obrigação nossa reconhecer o trabalho que a Suframa realiza, até como incentivo para continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do Estado, mesmo diante do cenário de crise”, frisou.

Sede da Suframa, no coração do PI
Sede da Suframa, no coração do PI

Por sua vez, Alessandra Campêlo também defendeu a união dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) em torno da preservação, manutenção dos empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM). Diante do atual panorama econômico, nada animador, a parlamentar defendeu a união de forças entre o poder público e as indústrias para fortalecer a Suframa e o parque industrial de Manaus.

Também presentes na Sessão, o diretor-executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Ronaldo Mota; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Manaus), Ralph Assayag, o assessor econômico da Federação do Comércio do (Fecomercio-AM), José Fernando; o desembargador Airton José Veloso representou o Tribunal Regional do Trabalho (TRE); a chanceler Denise Dalli, representou o Escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores da Região Norte; o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM), Petrucio Magalhães Júnior, e outros.

Amazonianarede-Aleam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.