Agricultores de Itapiranga são capacitados pelo Idam para a meliponicultura

Cerca de 20 agricultores familiares do município de Itapiranga foram capacitados para a Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) no período de 05 a 07 de junho.

O curso foi promovido pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam e aconteceu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã – RDS, na comunidade Cesareia.

Dividida em teoria e prática a atividade foi conduzida pelo técnico em agropecuária do Idam/ Manaus, Ezequiel Baraúna Assunção, que abordou assuntos como, importância das abelhas, escolha de área para o meliponário, transferência de colônias, extração de mel, alimento artificial, inserção de melgueiras, entre outros.

“O objetivo foi despertar a motivação dos agricultores familiares para o desenvolvimento de práticas relacionadas à meliponicultura visando sempre à segurança alimentar”, enfatizou Assunção.

A criação de abelhas sem ferrão por ser uma atividade considerada promissora na região tem mercado garantido. “O manejo é simples e a multiplicação é rápida, uma colméia (caixa racional) produz cerca de 2,5 litros de mel por ano”, destacou Osmazio Junior, técnico em agropecuária do Idam / Itapiranga.

Atualmente o município desponta de aproximadamente 50 famílias trabalhando diretamente com a atividade. Ao final do curso todos os participantes foram certificados.

(Texto: Paula Vieira) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.