Agosto Dourado terá ampla programação para promover o aleitamento materno

Agosto virá com campanhas para promover o aleitamento materno
Agosto virá com campanhas para promover o aleitamento materno
Agosto virá com campanhas para promover o aleitamento materno

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começou os preparativos para o “Agosto Dourado”, estratégia que pretende oferecer maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno. Com o mesmo modelo do “Outubro Rosa”, que promove maior visibilidade das ações de prevenção ao câncer de mama, o “Agosto Dourado” é utilizado para chamar a atenção da sociedade para a importância da amamentação.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que o mês de agosto é marcado pela realização das ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, representando um momento de luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada é utilizada por simbolizar a amamentação como um padrão ouro na alimentação infantil.

“O aleitamento materno tem extrema importância para o crescimento, aprendizado e o desenvolvimento de toda a criança, melhorando a imunidade contra as doenças, mas também trazendo benefícios para a saúde das mães que amamentam. O desafio da Atenção Primária à Saúde é buscar incentivar cada vez mais a amamentação, principalmente, de forma exclusiva, durante os primeiros seis meses de vida da criança”, afirma.

No ano passado, o projeto “Agosto Dourado” foi incluído no calendário oficial de eventos do município, depois de aprovação da Lei Municipal nº 1925 de 13 de novembro de 2014. Como acontece todos os anos, o início das ações referentes ao “Agosto Dourado” será realizado de forma conjunta com o lançamento da Semana Mundial de Aleitamento Materno, coordenada pela Semsa em todo o município de Manaus, no período de 3 a 7 de agosto. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Maternidade Moura Tapajóz recebem decoração alusiva à campanha, com laços e adereços dourados para chamar a atenção da população para o Aleitamento Materno.

Este ano, o tema da Semana de Aleitamento Materno será “Amamentação e Trabalho – Vamos Fazer Funcionar!” e foi escolhido pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e  que se dedicam a proteger, promover e apoiar esse direito.

De acordo com a chefe do Núcleo da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas, o tema vai conduzir as ações de incentivo ao aleitamento materno em todo o mundo. “O objetivo é elaborar estratégias e promover discussões que incentivem e apoiem as mulheres que amamentam e trabalham, reforçando a conscientização junto aos empregadores sobre a importância da amamentação”, explica Ivone Amazonas.

A programação será realizada nas unidades de saúde da rede municipal com atividades educativas e a mobilização de empresas do Polo Industrial, do comércio, envolvendo maternidades, unidades de saúde, Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), universidades públicas e privadas, além das secretarias municipal e estadual de educação. A Semsa trabalha ainda na ampliação do número de UBSs que são credenciadas para integrar a Rede Amamenta e Alimenta Brasil, estratégia do Ministério da Saúde – que conta com o apoio do Unicef – para elevar os índices de aleitamento materno no país.

Amazonianarede-Semcom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.