Agência da ONU vê progresso em conversas com Irã, mas diz que há pendências

(Reportagem de Fredrik Dahl)

Viena – O Irã e a agência de energia nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram progressos nas conversas sobre o polêmico programa nuclear do país, mas ainda há várias questões pendentes, informou o inspetor-chefe do órgão nesta segunda-feira.

Tero Varjoranta falou a jornalistas um dia depois de o Irã concordar em começar a tratar das suspeitas de que pode ter trabalhado no desenvolvimento de uma arma atômica, um avanço potencial na investigação sobre as atividades nucleares de Teerã.

Varjoranta disse que o progresso foi “bom”, mas acrescentou: “ainda há muitas questões pendentes”.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse no domingo que o Irã concordou durante negociações em Teerã a adotar sete novas medidas práticas em três meses sob um acordo de transparência de novembro com a agência, que tem o objetivo de ajudar a acalmar as preocupações sobre o programa nuclear do país.

Pela primeira vez, uma dessas medidas trata especificamente de uma questão que é parte do inquérito da agência da ONU sobre o que chama de possíveis dimensões militares das atividades atômicas do Irã. Teerã tem repetidamente negado ambições militares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.