Adolescentes lideram onda de assaltos na capital

É grande a participação de adolescente,, no mundo do crime, no Amaonas

 

É grande a participação de adolescente,, no mundo do crime, no Amaonas
É grande a participação de adolescente,, no mundo do crime, no Amaonas

Manaus, AM – A onda de crimes continua na capital, apesar das ações da Secretaria de Segurança Pública, a situação é delicado   e muito preocupante para população.  Mais triste dessa história, é que as estatísticas apontam   que os adolescentes a maioria evolvidos nos crimes é de adolescentes , especialmente na prática de assaltos.

O fato, é que   se registraada vez mais comum a presença de menores de idade envolvidos com a criminalidade. Em todo o ano de 2015, mais de 2.900 casos de delitos cometidos por menores de 18 anos foram registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Roubo e tráfico de drogas lideram os tipos de delitos cometidos.

Em dois anos, 6.179 casos envolvendo crianças e adolescentes em crimes foram registrados pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP).

Somente em 2014 foram 3.241 crimes contra 2.938 casos no ano passado, uma redução de 9,3%. No entanto, os índices ainda preocupam as autoridades.

Faixa etária

A participaçao dos adolescentes, aumenta nos crimes de roubos e assaltos
A participaçao dos adolescentes, aumenta nos crimes de roubos e assaltos

A faixa etária de adolescentes de 12 a 17 anos concentra 98,5% dos casos de crime em 2015. Dentre eles, os casos de roubos tendo adolescentes e crianças como suspeitos lideram. Foram 554 roubos registrados no ano passado. Outros 386 casos de adolescentes no tráfico de drogas foram contabilizados pela polícia. No ano passado, a polícia também investigou a participação de adolescentes em oito homicídios.

Segundo a Delegacia Especializada em Atos Infracionais (Deaai), a Zona Leste de Manaus concentrava a maioria dos casos de crimes envolvendo menores. Entretanto, a Zona Norte lidera o número de atos infracionais desde ano passado.

Já foram instaurados pela Deaai 250 Autos de Investigações Sociais (AISs) até o dia 28 de janeiro de 2016. O maior número de casos (62) é referente a casos de roubo.

Os casos mais violentos são mais cometidos por adolescentes a partir dos 15 anos, segundo a delegada titular Deaai, Rita Tenório.

Delegada Rita Ten´rio, fala de relação familiar
Delegada Rita Ten´rio, fala de relação familiar

Relação familiar

“Em 2016, o roubo e estupro aumentaram em comparação com janeiro de 2015, mas o tráfico de drogas diminuiu, acredito que pelo trabalho que está sendo feito pela Secretaria de Segurança e o Denarc.

O aumento do crime contra o patrimônio é decorrente do combate ao tráfico de drogas pois para auferir renda, os jovens começam a cometer outros crimes”, ressaltou.

A delegada afirmou que a participação de jovens em crimes tem iniciado cada vez mais cedo. “Em regra, eles são influenciados por maiores. Geralmente, não cometem os atos infracionais sozinhos. São corrompidos e levados para o mundo do crime. Têm adolescentes bem frios”, comentou.

Para a delegada, o ingresso das crianças e dos adolescentes na criminalidade é resultante de uma série de fatores, mas, sobretudo, da relação social e familiar.

“O que mais pesa é o fator social. Em regra, são adolescentes pobres e muitos deles, nos depoimentos, alegam que cometeram roubo, furto ou até mesmo tráfico de drogas para auferir renda para poder comprar produtos de consumo. Isso é coisa muito frequente também. Muitos deles não conheceram ou tiveram contato com o pai”, explicou Rita Tenório.

Amazonianarede-SSP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.