Manaus – AM – Em uma operação conjunta com policias da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e o Canil da Polícia Militar (PM), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) desarticulou um plano de fuga de internos do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM). Após denúncias de familiares sobre o plano, 17 presos foram transferidos na manhã desta quarta-feira (12) para outras unidades do sistema prisional.
O secretário de estado, Louismar Bonates, acompanhou a ação que começou ainda na madrugada desta quarta-feira com uma varredura no terreno vizinho ao presídio, onde foram encontrados equipamentos que poderiam auxiliar os detentos. “A informação recebida pela secretaria é de que teríamos uma tentativa e por isso decidimos pela transferência logo pela manhã”, ressaltou.
Nesse terreno, a uma distância de 50 metros da muralha do presídio, foi encontrada uma escada e uma “tereza”. Segundo o secretário, ambos foram colocados na proximidade da muralha por pessoas que ajudariam os presos a fugirem. “Não houve falha na segurança porque nada disso entrou no presídio”. A Seap realiza revistas constantes em todas as unidades prisionais para evitar fugas e coibir a entrada de materiais proibidos nas cadeias.
A informação recebida por denúncia anônima de familiares é de que a fuga beneficiaria um grupo de estrangeiros que está detido na unidade. Os 17 presos transferidos são suspeitos de serem os organizadores.
Amazonianarede
«