Acadêmicos de Engenharia da UEA conquistam prêmio em competição nacional

30-10ueaManaus – A equipe Jaraqui, composta por acadêmicos da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conquistou a categoria Projeto e ficou em 3º lugar na classificação geral do II Desafio Universitário de Nautimodelismo (DUNA) 2014.

A competição, realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, em Joinville (SC), envolveu 104 universitários, distribuídos em 12 equipes, de diferentes cursos relacionados à área naval de universidades dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Participando pela primeira vez da competição, a UEA foi representada por dez acadêmicos que fazem parte da equipe Jaraqui. O nome é uma homenagem ao peixe mais conhecido do Amazonas e também uma forma de homenagear a região.

Dos membros da equipe, oito são do curso de Engenharia Naval, um é acadêmico de Engenharia Civil e um cursa Engenharia Elétrica. Os acadêmicos são: Paulo Vinícus, Marcelo Henrique, Brizamar Aguiar, Nadson Cavalcante, Erick Monteiro, Reggio Oliveira, Leno Matos, Alexandre Correa, Haianny Pereira e Mateus Monteiro.

De acordo com os acadêmicos, a ideia de participar da competição tinha o objetivo de fazer algo diferente, aprender, levar o nome da UEA, além de adquirir experiência atuando na área por meio da troca de experiências com outros universitários e profissionais do mesmo ramo de atuação.

Para os acadêmicos, um dos diferenciais para conquistar o prêmio foi em razão da embarcação da UEA ter sido produzida em alumínio naval, além do controle remoto do nautimodelo que também foi desenvolvido pelos acadêmicos. A embarcação foi desenvolvida no período de três meses.

“Conquistar o prêmio de melhor projeto foi, ao mesmo tempo, uma surpresa e também muito gratificante ver o resultado do nosso esforço. Agora o nosso objetivo é implantar o laboratório de nautimodelismo na UEA e deixar isso como legado para os próximos acadêmicos do curso. Vamos continuar investindo em projetos desse tipo e produzindo novas embarcações”, disse Paulo Vinícius, acadêmicos de Engenharia Naval.

O coordenador do curso, professor Eduardo Rafael Barreda, ressalta que o resultado obtido pelos acadêmicos mostra potencial dos profissionais que serão formados pela UEA futuramente.

“Foram três meses de muito trabalho, eles tiveram que aprender diversas atividades na prática como soldar alumínio e trabalhar com outros materiais. A expectativa com a participação deles era uma forma de conhecer o curso mais profundamente, além de promover a interação deles com os acadêmicos de outras universidades. Eles voltaram com contatos e mais conhecimento, esse era o objetivo. O prêmio surgiu como um lucro a mais”, disse Barreda.

O diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST), Cleto Cavalvente Leal, parabenizou os universitários lembrando que a participação em competições nacionais é fundamental para o sucesso da primeira turma do curso de Engenharia Naval, como também de outros cursos.

“A participação trará um retorno positivo para que outros jovens possam escolher o curso no próximo Vestibular. Participar da competição e conquistar prêmios mostra o empenho desses futuros profissionais dentro do curso e também comprometimento com o desenvolvimento industrial do Amazonas”, completou Leal.

Duna

Desafio Universitário de Nautimodelismo é um projeto criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Joinville, que consiste numa competição universitária inédita no Brasil e de abrangência nacional.

O projeto Duna, mediante a proposta de competição onde os universitários são estimulados a desenvolverem e construírem um modelo funcional, em escala reduzida, de uma embarcação, tem por objetivo fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, sobretudo, da área naval.

Fonte: Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.