‘Abraço Rosa’ mobiliza população nesta quarta

Abraço rosa, para incentivar campanha
Abraço rosa, para incentivar campanha
Abraço rosa, para incentivar campanha

Manaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai promover nesta quarta-feira, dia 28, às 15h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Megumo Kado, no bairro Educandos, o ‘Abraço Rosa’.

O evento vai reunir profissionais de saúde, de educação, moradores e comunidade em geral, que darão um abraço simbólico no quarteirão da UBS, representando o cuidado que todos devem ter com a saúde.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que o ‘Abraço Rosa’ foi organizado como forma de mobilizar a sociedade para o encerramento do Outubro Rosa, movimento internacional que pretende estimular o combate ao câncer de mama e do colo de útero entre a população.

“Durante todo o mês de outubro, as UBSs realizaram diversas ações para reforçar a prevenção ao câncer e queremos encerrar a programação com um evento que sensibilize as pessoas sobre os cuidados, que devem manter de forma permanente com a própria saúde”, ressaltou Homero.

Segundo a diretora da UBS Megumo Kado, Cleyse Santanna, o evento contará ainda com o depoimento de mulheres que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer de mama e o de colo de útero.

Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde reforçaram a oferta dos exames preventivos (Papanicolau), as orientações sobre o autoexame mensal das mamas, a oferta de exames de mamografia e o exame clínico das mamas com médico ou enfermeiro, além da oferta de vacina contra o vírus HPV, um dos causadores do câncer de colo de útero, e que está disponível nas unidades para meninas com idade entre 09 a 13 anos.

Amazonianrede-Semcom

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.