A super lua no céu de Manaus

No começou da noiet, as nuvbs atraplaram um poucoa visão, mas melhorumais tarde

 

No começou da noiet, as nuvbs atraplaram um poucoa visão, mas melhorumais tarde
No começo da noite, s nuves atrapalharam um pouco a visão melhorando  mais tarde para alegria de quem olhava para o céu melhorou mais tarde

Manaus,AM – Os manauara espera  com muita ansiedade a chegada da noite nesta segunda-feira na cidade, para admirar  n céu a beleza do fenômeno da superluta, mas as primeiras horas foram de decepção, com algumas nuvem atrapalhando a visão e mostrando a lua embaçada, melhorando horas mais tarde. Um dos barros mais privilegiados para apreciar o espetáculo no céu, foi o D. Pedro.

Nas duas primeiras horas da noite, muitas nuvens encobriam o satélite. Porém, com o passar das horas, a lua foi ficando mais evidente, mas ainda mais encoberta do que muitos esperavam.

Na estrada AM-070, do outro lado da Ponte Rio Negro, muitos fotógrafos e curiosos se concentraram para registrar o fenômeno. Por volta das 17h, muitos já estavam posicionados para  fotografar, mas não esconderam a frustração com as nuvens encobrindo parte da vista. O casal Luanne Reis e Gabriel Tavares aguardavam a aparição da Super Lua desde às 18h na ponte Rio Negro.

No entanto, devido ao excesso de nuvens, acabaram desistindo de registrar o momento. “Infelizmente não foi dessa vez né. Acho que é uma questão de sorte também. Era esperado que isso acontecesse, porém fica aquela chateação… Estamos num dos locais mais privilegiados e ela não apareceu totalmente”, disse Luanne.

Na Torre de Observação do Museu da Amazônia (Musa), local muito procurado por manauaras e turistas para apreciar o por-do-sol , um grupo de sete pessoas foi ao local para tentar uma melhor visão da lua, mas as nuvens não deixaram. “Vim para Manaus visitar um amigo e aproveitei o passeio aqui no Musa para ver a lua. Mas não  rolou. Disseram que ia ser a maior desde 1948 mas ela não apareceu”, lamentou   a mineira Kathlen Martins, de 26, natural de Belo Horizonte.

Praia da Ponta Negra

Na Ponta Negra, ,mita gente viu o espetáculo no céu
Na Ponta Negra, ,mita gente viu o espetáculo no céu

praia da Ponta Negra, a movimentação também era intensa pra acompanhar o fenômeno, que ficou ainda mais evidente por volta das 20h.

A autônoma Lorena Gadelha, 45, aproveitou o passeio com a família para registrar a Super Lua. “Fiquei sabendo (da Super Lua) quando olhei pro céu hoje. Achei bem bonito. Realmente é bem diferente de uma lua cheia e impressiona bastante”, disse ela na companhia dos netos e do marido.

Como ocorre

Como em qualquer outra lua cheia, o corpo celeste parece maior e mais brilhante quando aparece no horizonte. E o mesmo ocorre com as superluas. Ainda que elas apareçam 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas cheias comuns, são mais surpreendentes quando estão na linha do horizonte e não altas, no céu.

Isso acontece porque a órbita da lua não é um círculo perfeito, então em alguns pontos de sua órbita ela parece estar mais próxima do planeta Terra. “Quando a lua está em seu ponto mais distante isso é conhecido como apogeu e quando está mais perto é chamado de perigeu”, explica o cientista da Nasa Noah Petro.

No perigeu, a lua está cerca de 48 mil quilômetros mais perto da Terra do que no apogeu. Essa proximidade faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia do apogeu. Por isso, a lua cheia do perigeu ficou conhecida como superlua.

Amaznianarede-Acritica/informações de Aguilar Abecassis e Neto Pantoja 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.