
Manaus,AM – Os manauara espera com muita ansiedade a chegada da noite nesta segunda-feira na cidade, para admirar n céu a beleza do fenômeno da superluta, mas as primeiras horas foram de decepção, com algumas nuvem atrapalhando a visão e mostrando a lua embaçada, melhorando horas mais tarde. Um dos barros mais privilegiados para apreciar o espetáculo no céu, foi o D. Pedro.
Nas duas primeiras horas da noite, muitas nuvens encobriam o satélite. Porém, com o passar das horas, a lua foi ficando mais evidente, mas ainda mais encoberta do que muitos esperavam.
Na estrada AM-070, do outro lado da Ponte Rio Negro, muitos fotógrafos e curiosos se concentraram para registrar o fenômeno. Por volta das 17h, muitos já estavam posicionados para fotografar, mas não esconderam a frustração com as nuvens encobrindo parte da vista. O casal Luanne Reis e Gabriel Tavares aguardavam a aparição da Super Lua desde às 18h na ponte Rio Negro.
No entanto, devido ao excesso de nuvens, acabaram desistindo de registrar o momento. “Infelizmente não foi dessa vez né. Acho que é uma questão de sorte também. Era esperado que isso acontecesse, porém fica aquela chateação… Estamos num dos locais mais privilegiados e ela não apareceu totalmente”, disse Luanne.
Na Torre de Observação do Museu da Amazônia (Musa), local muito procurado por manauaras e turistas para apreciar o por-do-sol , um grupo de sete pessoas foi ao local para tentar uma melhor visão da lua, mas as nuvens não deixaram. “Vim para Manaus visitar um amigo e aproveitei o passeio aqui no Musa para ver a lua. Mas não rolou. Disseram que ia ser a maior desde 1948 mas ela não apareceu”, lamentou a mineira Kathlen Martins, de 26, natural de Belo Horizonte.
Praia da Ponta Negra

praia da Ponta Negra, a movimentação também era intensa pra acompanhar o fenômeno, que ficou ainda mais evidente por volta das 20h.
A autônoma Lorena Gadelha, 45, aproveitou o passeio com a família para registrar a Super Lua. “Fiquei sabendo (da Super Lua) quando olhei pro céu hoje. Achei bem bonito. Realmente é bem diferente de uma lua cheia e impressiona bastante”, disse ela na companhia dos netos e do marido.
Como ocorre
Como em qualquer outra lua cheia, o corpo celeste parece maior e mais brilhante quando aparece no horizonte. E o mesmo ocorre com as superluas. Ainda que elas apareçam 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas cheias comuns, são mais surpreendentes quando estão na linha do horizonte e não altas, no céu.
Isso acontece porque a órbita da lua não é um círculo perfeito, então em alguns pontos de sua órbita ela parece estar mais próxima do planeta Terra. “Quando a lua está em seu ponto mais distante isso é conhecido como apogeu e quando está mais perto é chamado de perigeu”, explica o cientista da Nasa Noah Petro.
No perigeu, a lua está cerca de 48 mil quilômetros mais perto da Terra do que no apogeu. Essa proximidade faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia do apogeu. Por isso, a lua cheia do perigeu ficou conhecida como superlua.
Amaznianarede-Acritica/informações de Aguilar Abecassis e Neto Pantoja